Parque Estadual Serra Verde promove eventos em comemoração ao solo

Foto: Divulgação/IEF

Serra verde solo

Durante a aula os alunos tiveram a oportunidade de conhecer vários tipos de solo

Três datas comemorativas relacionadas ao uso e conservação do solo são destaque na agenda de eventos do Parque Estadual Serra Verde, unidade de conservação gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), em Belo Horizonte. A unidade de conservação escolheu os dias 23 e 26 de abril para realizar atividades com alunos de escola pública em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo e o Dia da Terra, celebrados em 15 e 22, respectivamente, e também ao Dia do Solo, em 3 de maio.

Os encontros com o tema “Conhecendo o Solo” foram promovidos pela própria equipe do Serra Verde, que é a segunda maior unidade de conservação da capital mineira. O evento foi direcionado aos alunos do ensino fundamental que participam do Programa Escola Integrada da Escola Municipal José Maria Alkimin, localizada no Bairro Serra Verde. Os estudantes também participam do projeto “Guarda-parques mirins”, outra iniciativa desenvolvida no parque.

A programação contou com exibição do vídeo educativo “Conhecendo o solo” e aula sobre a formação e importância do solo, com ênfase na constituição e as características de cada tipo.
Segundo o monitor e geógrafo do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Miguel Filho, nos meses de abril e maio, tradicionalmente, uma série de atividades de educação e interpretação ambiental é realizada com visitantes e comunidade escolar. “O intuito é buscar a sensibilização quanto à importância do uso responsável dos recursos naturais e especialmente do solo”, explicou.

NA PRÁTICA

No primeiro encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de montar um perfil do solo e, ao final, realizar um experimento prático sobre a permeabilidade do solo, perceber a semelhança que o solo tem como uma esponja e criar uma relação entre a preservação desse recurso com a conservação da água.

Já no segundo evento, nesta sexta-feira, 26, foi feito um percurso pela “Trilha do Solo”, no parque, quando os alunos puderam aplicar, na prática, alguns dos conteúdos que foram passados em sala de aula no primeiro encontro.

Durante a caminhada os alunos poderão conferir, experimentalmente, a diferença da infiltração das águas da chuva em uma área de solo conservado, na mata, e em um solo degradado, em área que sofreu desmatamento.
Durante o evento, o monitor Miguel chamou a atenção para um ponto importante, o de que a ideia é convidar o público a conhecer e preservar o solo, demonstrando que ele é muito mais do que o chão que pisamos. “Dele depende a biodiversidade, a quantidade e a qualidade das águas, atividades econômicas, a vida”, destacou.

GUARDA-PARQUES MIRINS

O projeto Guarda Parques Mirins é uma parceria com o programa Escola Integrada da Escola Municipal José Maria Alkimin e tem o objetivo de promover a sensibilização ambiental em áreas verdes, com foco no Parque.
O projeto promove diversos encontros temáticos ao longo de todo ano, com a mesma turma, abordando conteúdos sobre água, solo, fauna, flora, incêndios florestais, entre outros temas.

A coordenadora do programa Escola Integrada, a professora Izildinha Machado, é responsável pela parceria e o monitor de meio ambiente do parque, William Resende, é responsável por instruir e acompanhar as turmas.

Wilma Gomes