Parque Estadual Mata do Limoeiro comemora oito anos de criação

Fotos:Divulgação IEF

bolo de aniversário dentro

Parque Estadual Serra do Limoeiro completa oito anos e comemora com a comunidade do entorno

Para celebrar os oito anos de criação do Parque Estadual Mata do Limoeiro, ocorrido na última sexta-feira, 22 de março, foram oferecidas diversas atividades aos moradores do entorno da Unidade de Conservação durante a semana de 18 a 22 de março. O Parque está situado no Distrito de Ipoema, em Itabira.

De acordo com a auxiliar ambiental, Fernanda Oliveira, importantes ações com o objetivo de aproximar as comunidades do Parque foram desenvolvidas. “Valorizar os objetivos que levaram a criação do parque e fortalecer a importância dessa área de preservação foram destaque nas atividades desenvolvidas nessa semana”, disse.

plantio de mudas dentro

Os conselheiros marcaram a comemoração com o plantio de mudas

“O Projeto Árvore dos Sonhos Itinerante” marcou presença na Escola Municipal Manoel Tomaz, na comunidade Duas Pontes, quando 40 crianças participaram de um bate papo com o tema "água". Na reunião do Conselho Consultivo, realizada no dia 19 de março, os conselheiros tiveram a oportunidade de celebrar o aniversário da UC com o plantio de mudas.

A manhã do dia 20 de março, quarta-feira, foi bastante movimentada. O Parque recebeu cerca de 100 alunos das Escolas Estaduais Antônio Martins, do Distrito de senhora do Carmo e Manoel Soares, do Distrito de Ipoema. Os alunos assistiram à peça de teatro "Todos pela Mata" apresentada pelo grupo Perecolândia. A ação foi realizada com o apoio da ONG Sociedade Ambiente Vivo Itabira (SAVI). “O evento prendeu a atenção dos alunos trazendo uma importante mensagem sobre a preservação de nossas águas”, ressaltou Fernanda Oliveira.

concurso de redação dentro

O parque lança oncurso de redação para alunos das comunidadees

Ainda no cronograma das comemorações, foi lançado um concurso de redação com o tema: “Parque do Limoeiro, eu quero preservar". O lançamento aconteceu na Escola Municipal Manoel Tomaz, com alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O resultado do concurso, com anúncio do vencedor será divulgado em junho, durante a Semana do Meio Ambiente.

Para finalizar as festividades, a equipe do Parque Mata do Limoeiro levou 60 alunos da Escola Municipal Alfredo Sampaio, da comunidade Campo Gordura, a “Trilha dos sentidos Itinerantes”, atividade que tem como objetivo estimular todos os sentidos sensoriais dos participantes. No final os alunos também comemoram o aniversário do Parque com um bolo.

As ações desenvolvidas pelos servidores do Parque têm sido de grande valor para os moradores das comunidades do entorno da UC e se tornou referência na região, pelo trabalho social e de educação ambiental que elas proporcionam.

Parque Estadual Mata do Limoeiro

Criado pelo Decreto 45.566, o Parque possui 2.056 hectares e está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó. Na Unidade de Conservação podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, já tendo sido identificadas pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu.

Em se tratando da fauna, já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica. A Unidade de Conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

O Parque atua fortemente tanto em educação ambiental, quanto em mobilização social, principalmente por meio dos projetos “Eco Folia”, que prega a conscientização ambiental no período do carnaval; “Festejando o Parque” que desenvolve ações para a comemoração de aniversário do Parque, na segunda quinzena de março e “Natal com as comunidades”; além das ações de relevante destaque na semana de meio ambiente, celebrada em junho e na semana florestal, em comemoração ao dia da árvore, em setembro.

Wilma Gomes