Nove nascentes são cercadas pelo IEF na região de Cristiano Otoni

Foto: Viviane Lacerda

Cercamento dentro

IEF constrói cercamento para preservar nove nascentes no município de Cristiano Otoni

Nove nascentes que fazem parte do curso do Rio Paraopeba ganharam, na última sexta-feira, 22 de março, mais proteção. Na data em que é comemorado o Dia Mundial da Água, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou o cercamento dessas nascentes que ficam localizadas na Fazenda Soledade, em Cristiano Otoni, na Região Central de Minas. Esse trecho está à montante do local do rompimento da Barragem 1, da Vale, em Brumadinho e, também por isso, é importante que essas nascentes sejam preservadas.

Ao todo estão sendo feitos cerca de 1.700 metros de cerca. Todo o material a ser usado para o cercamento foi doado pelo IEF: 600 mourões, 21 rolos de arame de 250 metros, 9 quilos de grampo e 9 fardos de balancinho, com 100 unidades cada. A área a ser cercada está inserida em uma Área de Preservação Permanente (APP), classificação que garante a proteção dos solos, matas ciliares e rios, preservando o ecossistema.

O diretor-geral do IEF, Antônio Malard, o prefeito de Cristiano Otoni, José Élcio de Rezende, o proprietário da Fazenda Soledade, Rogério Andrade e o supervisor regional da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Centro-Sul, Ricardo Ayres Loschi, estiveram no local para conferir os trabalhos. “Hoje começamos o cercamento e o plantio de mudas configurando uma ação de extrema importância do IEF, estabelecida por meio da regional-centro sul que vai beneficiar a região próxima a Jeceaba”, explica Malard.

“É um trabalho não só de proteção da nascente, mas também da cabeceira. Ela tem um papel de infiltração da água no solo que é de extrema relevância”, explica Ricardo Loschi.

O fragmento se encontra parcialmente cercado pelo proprietário, Rogério Andrade. De acordo com ele, ações no sentido de proteger as nascentes são frequentemente adotas na propriedade. “A minha preocupação sempre foi cuidar da água e mantê-la saudável para o consumo e a preservação do meio ambiente”, informou.

Wilma Gomes e Viviane Lacerda