Livro Sumidouro Entre Memórias é lançado no Parque Estadual do Sumidouro

Fotos: Viviane Lacerda

Secretário Germano Vieira e diretor-geral do IEF, Antônio Malard, participaram do lançamento feito pela escritora Élica Viveiros

Você já parou para pensar que histórias não existem sem memórias? Sejam elas contadas a partir de quem as viveu, ou por meio de pinturas, fotografias e outros registros. Foi para falar de memórias e a importância delas para a construção histórica e registro literário sobre a região de Fidalgo e Sumidouro, que o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas, Antônio Malard, outras autoridades e representantes da comunidade local se reuniram na Casa Fernão Dias, no Parque Estadual do Sumidouro, no último sábado, 16 de março. O evento marcou o lançamento do livro “Sumidouro Entre Memórias”, da autora Élica Viveiros.

Com uma riqueza de detalhes, Élica conta em seu livro a rica e pouco conhecida história dessa região de Pedro Leopoldo, onde está inserido o Parque Estadual do Sumidouro, unidade de conservação gerenciada pelo EF. O livro traz depoimentos de pessoas que viveram em Fidalgo e Sumidouro desde as primeiras décadas do século passado. A autora descreve o período que essa região passava pela transição da economia mercantil para a industrial, no final do século XIX e início do século XX.

dentro

Cerca de 150 pessoas, entre autoridades e moradores locais, participaram do evento de lançamento, na Casa Fernão Dias

Incentivada e impulsionada por sua professora de iniciação científica, Júnia Sales, que acredita que memórias não devem apenas ficar restritas ao trabalho acadêmico, Élica aproveitou todo o material que recolheu durante sua pesquisa para escrever o livro. Depoimentos de oito antigos moradores de Fidalgo e Sumidouro contribuíram e muito para essa construção histórica e literária que engloba, também, as relações econômicas, sociais e ambientais dos antigos moradores de Fidalgo e Sumidouro com essa região.

Muito emocionada em seu discurso, Élica falou da relevância das memórias para a história de um lugar e de uma comunidade, algo essencial para que esses continuem existindo no tempo, na consciência de cada um. É com essa intenção que a autora reforça a importância do envolvimento das pessoas com seu patrimônio histórico-cultural e de conhecer a história de seus antepassados. “Quando usamos a narrativa dos moradores de um lugar, eles se tornam sujeitos da história. Conhecem, preservam e dão uma continuidade histórica”, disse Élica. Não é à toa que a autora, que também é historiadora e professora, inicia o primeiro capítulo do livro com uma frase de Fernando Pessoa: “a memória é a consciência inserida no tempo”.

Para a autora, a motivação para estudar e publicar um livro sobre Fidalgo e Quinta do Sumidouro, inicialmente, foi a busca de sua própria origem. “Com a maturidade, percebi que o livro representa muito mais que isso. Reflete meu amor pelo patrimônio onde vivi e a vontade de transmitir conhecimento para os atuais moradores” explicou.  Ainda de acordo com a escritora, a obra possibilita que a comunidade proteja seu patrimônio dentro das novas concepções acerca da preservação.

Fala Secretário

Germano Vieira falou da importância do resgate da memória que o livro promove para a Região do Sumidouro

Termo de Parceria

Sumidouro Entre Memórias foi publicado no âmbito do escopo do Termo de Parceria celebrado entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Mineração Lapa Vermelha, em 28 de julho de 2017.

Leitores do livro e presentes no evento, o secretário Germano e o diretor-geral Antônio Malard elogiaram de forma enfática o trabalho da autora e a sua iniciativa. “Élica tem potencial de ser excelente escritora e de continuar esse trabalho. Temos outras unidades de conservação te aguardando”, disse Germano. “Temos que valorizar e fomentar essas iniciativas. Nossa bandeira é trazer à tona toda a riqueza do nosso território”, completou Malard.

Malard aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do incentivo ao ecoturismo na região para fomento do desenvolvimento sustentável: “Estamos trabalhando na Rota Lund para, em breve, oferecermos uma estrutura muito melhor, agregar ao turismo da região e fortalecer a economia local”, encerrou.

Também estavam presentes no evento: o diretor de Unidade de Conservação do IEF, Cláudio Castro; o supervisor regional Centro-Norte do IEF, Ronaldo Magalhães; o gerente do Parque Estadual do Sumidouro; Reinaldo José de Souza; o ex-gerente do Parque Estadual do Sumidouro, Rogério Tavares; o secretário municipal de Cultura de Pedro Leopoldo, Daniel Reis Costa; o Gerente de Cultura de Pedro Leopoldo, Misael Elias; o gerente de Turismo de Pedro Leopoldo, André Jordane; e o representante da Mineração Lapa Vermelha, Marcelo Souza.

O Parque

O Parque Estadual do Sumidouro foi criado em 1980 e está situado nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, ao norte da região metropolitana de Belo Horizonte. A unidade de conservação recebeu este nome devido à lagoa que possui um ponto de drenagem das águas da bacia típica dos terrenos calcários. Trata-se de uma abertura natural para uma rede de galerias, por meio da qual um curso d´água penetra no subsolo denominado “sumidouro”, termo que vem da palavra indígena "Anhanhonhacanhuva", que significa “água parada que some no buraco da terra”.

A Unidade de Conservação possui diversos atrativos como a Gruta da Lapinha, o Museu Peter Lund, o Circuito Lapinha, atividades de escalada, a Casa Fernão Dias e as trilha do Sumidouro e da Travessia. Mais informações sobre o Parque podem ser obtidas na internet, no endereço https://bit.ly/2FdP7Fv

Viviane Lacerda