Triângulo Mineiro ganha novas trilhas no Parque Estadual do Pau Furado

Foto: Evandro Rodney

Paufurado Dentro

O PE do Pau Furado abriga importantes remanescentes do bioma Cerrado e em uma região onde o IEF tem priorizado a conservação

O Parque Estadual do Pau Furado, no Triângulo Mineiro, ganha duas novas atrações a partir deste sábado, (16/3), com a abertura à visitação das Trilhas do Angico e Prainha. O público poderá conhecer os locais a partir das 8h, quando será realizada a solenidade oficial de abertura da VIII Semana das Águas e das Florestas, na sede da unidade de conservação, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

A atividade terá uma caminhada na trilha que finaliza na Prainha, às margens do Rio Araguari. A previsão é de que cerca de 100 pessoas participem da solenidade que será também o início da programação das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, e do Dia Internacional das Florestas, cuja marca é em 21 de março.

Um dos destaques é um painel interpretativo sobre o geosítio Prainha, com informações da formação geológica do local. O painel é um dos resultados de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no Parque e foi instalado especialmente para a reabertura das trilhas. A VIII Semana das Águas e das Florestas é organizada pela Prefeitura de Uberlândia e tem o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que administra o Parque. A programação completa da semana está disponível aqui.

A solenidade marcará ainda o início das obras de revitalização da sede do Parque. Serão executadas obras de paisagismo, urbanização, com reforma e manutenção do pátio e suas estruturas, além do escritório, construção da casa de apoio e manutenção do auditório e da rede de segurança. O trabalho será executado com recursos provenientes do cumprimento de condicionante do licenciamento de obras do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Uberlândia. O valor total investido é de R$ 686.060,51.

A gerente do Parque Estadual do Pau Furado, Eliete Souza Vilarinho, explica que, atualmente, apenas as Trilhas do Córrego do Marimbondo e da Cachoeira do Marimbondo estavam abertas à visitação. “Havia uma pressão muito positiva do nosso público para a visitação em outros locais. A trilha do Angico foi fechada por cerca de 2 anos e meio para manutenção e melhorias na segurança para o uso público”, afirma.

A Trilha da Prainha possui 1.150 metros, e é classificada como ‘Fácil’. Ela começa na sede do Parque e termina na Prainha. Já a Trilha do Angico tem um trajeto de 5 mil metros e tem um nível de dificuldade considerado ‘Difícil’.

FUNCIONAMENTO

O Parque Estadual do Pau Furado possui acesso gratuito e fica aberto ao público de terça à domingo e feriados de 8 às 16 horas, com a entrada de visitantes limitada até as 15 horas. De terça a sexta-feira, o atendimento é realizado exclusivamente por agendamento prévio. Aos sábados, domingos e feriados o Parque atende ao público em geral e não necessita de prévio agendamento.

O Pau Furado é a primeira unidade de conservação estadual criada no Triângulo Mineiro, em 2007, e possui 2,2 mil hectares de área. Está situado nos municípios de Uberlândia e Araguari e abriga importantes remanescentes do bioma Cerrado, numa das regiões do Estado mais atingidas pelo desmatamento ao longo dos anos e onde o IEF tem priorizado a conservação.

Emerson Gomes