Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Conselho Consultivo do Monumento Peter Lund toma posse para o biênio 2019/2020

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Divulgação IEF

POsse PeterLund Dentro

20 integrantes do Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Peter Lund tomaram posse para o biênio 2019/2020 

 

Os 20 conselheiros eleitos para o Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Peter Lund no biênio 2019/2020 tomaram posse nessa terça-feira, 12 de março. A solenidade ocorreu na sede da unidade de conservação, localizada no município de Cordisburgo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 120 km da capital.

 

Para o biênio, foram reconduzidos os 20 integrantes que, após a cerimônia de posse, já participaram da primeira reunião de planejamento para o próximo mandato. As reuniões ocorrem quatro vezes ao ano, geralmente, na segunda terça-feira de cada trimestre. O conselho da Unidade de Conservarão existe desde 2008 e tem papel fundamental para a elaboração de estratégias e medidas a serem tomadas na preservação da área. 

 

O processo para eleição passou por diversas etapas. Após o lançamento de edital, houve reuniões para esclarecimento de dúvidas e cadastramento de interessados. Em seguida, foram realizadas as análises de documentação, divulgação do resultado das entidades habilitadas, eleição, divulgação do resultado e publicação de portaria de criação do conselho para o biênio.

 

Gerente do Monumento, Mário Lúcio de Oliveira, destaca a importância do papel do conselheiro para a gestão da unidade. “Ele auxiliar trazendo propostas para melhorias e aproximando a sociedade das causas defendidas em prol da preservação do local. Felizmente, temos um grande envolvimento da comunidade, que nos dá um importante retorno sobre as medidas adotadas durante a gestão”, disse.

 

Monumento Natural

 

Os Monumentos Naturais pertencem ao grupo de unidades de conservação de proteção integral. Têm como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica e pode ser constituído por áreas públicas e particulares, desde que seja possível compatibilizar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários.

 

A visitação pública está sujeita às condições e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo Instituo Estadual de Florestas (IEF) e àquelas previstas no regulamento da unidade.

 

O Monumento Natural Estadual Peter Lund foi criado em 2005 e possui área de 72,74 hectares.

 

 

Lucas Nicácio
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades