Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Fórum discute expansão da Estação Ecológica de Fechos

PDFImprimirE-mail

 

Dentro

Manancial protegido pela Estação de Fechos

 

Movimentos sociais, instituições, poder público e população em geral irão se reunir, no dia 27 de fevereiro, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir a expansão e a preservação da Estação Ecológica de Fechos. A unidade de conservação, gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas, está localizada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 
O Projeto de Lei nº 444/2015 tramita na ALMG visando a expansão da Estação Ecológica em 269,5 hectares. A unidade de conservação possui, atualmente, 602,95 hectares e é classificada como de Proteção Integral, ou seja, destinada à preservação da natureza e à realização de pesquisas científicas. A EE de Fechos está localizada, porção Sul da Serra do Espinhaço e é uma área reconhecida como Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
 
A região abriga mananciais como o Córrego Fechos que, junto com o Córrego Mutuca, abastece cerca de 135 mil habitantes de Nova Lima e região Centro?Sul de Belo Horizonte. Além disso, já foram registradas no local pelo menos 56 espécies de aves, 54 de mamíferos, 34 de insetos e 34 de anfíbios, muitas delas ameaçadas de extinção, endêmicas ou exóticas.
 
O debate sobre a EEF vai ocorrer durante o Fórum Intermediário do projeto “Fechos, Eu Cuido!”, que é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e do Subcomitê de Bacia Hidrográfica Águas da Moeda. A execução é feita pela empresa Consominas,  com apoio técnico da Agência de Bacia Peixe Vivo.
 
O projeto prevê ações de Comunicação e Mobilização Social e Comunitária em torno da importância hídrica da Estação Ecológica de Fechos e da sua expansão. Seu financiamento tem origem na cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.
 
Fórum Intermediário do Projeto "Fechos, Eu Cuido!"
 
Data: 27/02/2019 (Entrada gratuita)
Horário: 8h às 12h
Inscrições: tinyurl.com/forumintermediario
Local: Escola do Legislativo ? ALMG (Avenida Olegário Maciel, 2161, Lourdes, Belo Horizonte?MG)
Informações: CBH Rio das Velhas: www.cbhvelhas.org.br - (31) 98332?8773
 
Emerson Gomes
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades