Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque do Rio Doce tem novo projeto de trilhas

PDFImprimirE-mail

Com o objetivo de incrementar a atividade turística no Parque Estadual do Rio Doce, o Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata/MG) realizou estudos para aperfeiçoar as trilhas oferecidas aos visitantes. Agora, a unidade de conservação tem seis trilhas temáticas que são percorridas com atividades de educação, interpretação e recreação ambiental.

O Parque, administrado pelo IEF, é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em Minas Gerais e um dos mais procurados pelos turistas. Em 2006, recebeu cerca de 16 mil visitantes.

A implantação das trilhas é prevista no Plano de Uso Público do Parque. "A intenção é disponibilizar atividades de sensibilização ambiental para os visitantes, distribuídas, principalmente, nos locais mais procurados", afirma Eduardo Grossi, coordenador  geral do Promata.

Para executar o projeto de trilhas do parque, foi contratada uma empresa de consultoria especializada. Segundo Francisco Neves Carvalho, responsável pela consultoria, o principal objetivo do trabalho é o de conscientizar e sensibilizar o visitante. "Pretendemos mostrar ao turista, por meio de histórias, o que há de mais importante em cada trilha", ressalta.

Segundo Carvalho, das seis trilhas trabalhadas, cinco já existiam e uma foi implantada. "Primeiro, fizemos um levantamento e vimos a potencialidade de cada um desses lugares. Avaliamos qual seria o público alvo e criamos um roteiro para os visitantes", explica.

As trilhas receberam nomes e, para cada uma foi definido seu público-alvo e destacadas suas principais características. A ‘Trilha das Crianças', que é a menor delas, ressalta os cuidados com os habitantes da mata. "O roteiro prevê para a trilha uma historinha infantil, contada em placas. Meninos e meninas são auxiliados pelo guia e, no final, há fechamento da interpretação ambiental com atividades lúdicas em três espaços", afirma o consultor.

A 'Trilha do Vinhático' mostra a interdependência entre os seres da floresta e como fica a mata depois de um incêndio. A do 'Pescador', que inclusive já foi usada para levar pessoas que faziam pesca de barranco, é voltada para o público em geral e destaca a importância da mata ciliar e da pescaria.

A trilha 'Juquita' é uma aventura na mata e foi direcionada a adultos e jovens. A Campolina mostra a Mata Atlântica e suas principais características e a Angico Vermelho destaca a floresta, solos e árvores.

08/07/2006
Fonte: Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades