Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Conselho Consultivo do Monumento Natural Itatiaia toma posse para 2018/2020

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Arquivo IEF 

Conselho MNEI 3 2

Membros do Conselho Consultivo do Monumento Natural de Itatiaia tomam posse para o mandato do biênio 2018-2020

 

Membros do Conselho Consultivo do Monumento Natural de Itatiaia foram empossados nessa quinta-feira, 13 de dezembro (13/12), para o mandato do biênio 2018-2020. O evento de posse ocorreu na sede da Unidade de Conservação (UC), localizada no distrito de Itatiaia, em Ouro Branco, na Região Central de Minas.

 

Dentre os projetos propostos pelos novos conselheiros para o próximo mandato estão o Reconhecimento do Mosaico Quadrilátero Ferrífero, a Trilha Transespinhaço e a Revitalização da MG 129 - Estrada Real, que corta o Monumento.

 

Durante a solenidade, a coordenadora Regional de Unidade de Conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ana Paula Cerqueira, falou da importância do Conselho. Ela também chamou a atenção para a necessidade de participação de todos para que os projetos propostos possam ser concluídos com sucesso. “Eles são fundamentais no processo de construção dessas políticas”, afirmou.

 

O Conselho, que é composto por quatro representantes do poder público e quatro representantes da iniciativa privada, tem como objetivo apoiar o gestor nos diversos aspectos em relação à gestão da Unidade de Conservação, que é administrada pelo IEF. O apoio pode ser traduzido como incremento da capacidade técnica, uma vez que cada conselheiro tem formações específicas, conhecimentos empíricos sobre as espécies da flora, fauna e geografia da região.

 

Na avaliação da gerente da UC e analista ambiental do IEF, Natália Rust, os conselheiros podem e devem participar de vistorias, capacitações, avalições técnicas em conjunto com o gerente. “Isso agrega valor aos documentos emitidos como Pareceres Técnicos, Anuências, Laudos de Vistoria” explicou.

O Conselho Consultivo é um espaço democrático que dialoga com a sociedade e também funciona como instrumento de gestão, possibilitando transparência e a atuação do gerente da UC.

 

De acordo com a gerente, é por meio do Conselho, que as demandas são levadas a seus pares, que também participarão das tomadas de decisão em diversos processos, como licenciamentos, planejamentos, implementação do Monumento, entre outros.

Ainda segundo Natália, a expectativa é que o Conselho possa impulsionar a implementação do Monumento Natural de Itatiaia e participar de forma atuante no desenvolvimento das ações propostas no Plano de Manejo. “Além disso, o conselho poderá ajudar a conciliar a proteção do meio ambiente, o desenvolvimento humano e o bem estar social das comunidades do entorno, por meio da cooperação, geração de renda via ecoturismo e conservação dos recursos naturais no interior e entorno do Monumento", disse.

 

O Monumento Natural Estadual de Itatiaia

 

A Unidade de Conservação criada em 21 de setembro de 2009, pelo Decreto nº 45.179 é gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

 

A área de 3.216 há está inserida nos municípios de Ouro Branco e Ouro Preto e abriga as Serras do Itatiaia e do Bico de Pedra. Ao Monumento estão agregadas as bacias dos Córregos da Lavrinha, da Ponte, da Cachoeira, do Falcão e da Caveira.

A UC está localizada na parte inicial da cadeia do Espinhaço e contém grande diversidade biológica, com altas taxas de endemismo para a flora local.

 

Possui fragmentos de Mata Atlântica bem preservados, campos rupestres de extrema beleza cênica e também um rico acervo cultural do período colonial, como por exemplo, as Pontes da Caveira e do Calixto.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades