Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Fórum reúne setores para discutir potencial hídrico da EE de Fechos em Nova Lima

PDFImprimirE-mail


Foto: Evandro Rodney
 DSC3658 Fechos
A Estação Ecológica de Fechos (EEF) possui enorme potencial hídrico e ambiental

 

Autoridades, representantes de empresas, especialistas e setores sociais vão se reunir no próximo dia 24 de novembro para discutir o potencial hídrico e a expansão da Estação Ecológica de Fechos (EEF) em Nova Lima-MG. O debate será realizado durante o Fórum Inicial do projeto “Fechos, Eu Cuido!” das 8:30hs às 12:00hs no Parque Estadual da Serra do Rola Moça. A entrada é gratuita e um dos objetivos do evento é sensibilizar a população sobre a importância de se preservar a EEF.

 

O projeto “Fechos, Eu Cuido!” é realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e pelo Subcomitê de Bacia Hidrográfica Águas da Moeda (SCBH Águas da Moeda). A execução é feita pela empresa Consominas com apoio técnico da Agência Peixe Vivo. O projeto prevê diversas ações de Comunicação e Mobilização Social para envolver a sociedade com a temática da EEF, entre elas: realização de 3 fóruns abertos com presença de variados setores sociais, econômicos e públicos; produção de vídeos, cartazes, convites, folders e kits personalizados; publicação da 2ª edição da Revista “Fechos, Eu Cuido!”; criação de redes sociais; e Marketing Digital.

 

A Estação Ecológica de Fechos (EEF) possui enorme potencial hídrico e ambiental. O Córrego Fechos, que nasce no local, abastece cerca de 200 mil habitantes de Nova Lima e região Centro-Sul da capital mineira atualmente. A área também apresenta relevância internacional para estudos científicos considerando as espécies de fauna e flora ali identificadas. São pelo menos 56 espécies de aves, 54 de mamíferos, 34 de insetos e 34 de anfíbios. Algumas delas constam como ameaçadas de extinção em listas de órgãos como o The International Union for Conservation of Nature (IUCN), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM/MG) e Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora).

 

O debate sobre a preservação e expansão da EEF é importante diante das várias ameaças externas sofridas pela Unidade de Conservação. No seu entorno, a expansão urbana acelerada e as áreas de mineração são próximas dos limites da área de proteção. No interior, há registros de despejo clandestino de lixo; trânsito de veículos off road; prática de mountain bike e trekking; rompimento de cercas; extração ilegal de plantas; queimadas; e invasão de animais domésticos. Outro problema grave é o lançamento clandestino de esgoto por atividades industriais, comerciais ou de prestação de serviços em cursos d’água da região.

 

Fórum Inicial do projeto “Fechos, Eu Cuido!”

 

Data: 24/11/2018
Hora: 8:30hs às 12:00hs
Local: Auditório do Centro de visitantes do Parque Estadual da Serra do Rola Moça (Av. Montreal, s/n., Jardim Canadá, Nova Lima-MG).
Presenças confirmadas: Representantes do CBH Rio das Velhas, SCBH Águas da Moeda, COPASA, IEF, empresa VALE S.A.
Link de inscrição para o público

 

Serviço: Consominas - Executora do projeto “Fechos, Eu Cuido!” Telefone: (31) 3324-0880 / Whatsapp: (31) 98332-8773 Facebook: facebook.com/projetofechos

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades