Projeto lista experiências bem-sucedidas de recuperação florestal no rio Doce

Foto: Evandro Rodney

projeto recuperação florestal

Ações de recuperação florestal foram apresentadas durante Workshop

Algumas das ações de recuperação florestal bem-sucedidas realizadas em propriedades rurais na região do rio Doce serão parte da base de informações que será utilizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) no Programa de Regularização Ambiental (PRA) a partir de 2019. As ações começaram a ser monitoradas em 2018.

No dia 30 de outubro, no Workshop ‘Sistematização de Experiências Exitosas de Áreas em Processo de Restauração Florestal na Bacia do Rio Doce – MG’, foram apresentados pela empresa de consultoria STCP Engenharia de Projetos os resultados do acompanhamento que vem realizando na região. O estudo é coordenado pelo IEF, por meio do Projeto de Proteção da Mata Atlântica em Minas Gerais - Fase II (Promata II).

“O trabalho contribuirá com o IEF em sua interface com o CAR nas ações previstas para o planejamento para 2019”, afirma o diretor-geral do IEF, Henri Dubois Collet. O Governo de Minas Gerais vem trabalhando em diversas frentes para se preparar para implementar o PRA. Além de buscar experiências que tiveram êxito que possam ser replicadas, o IEF está elaborando o Marco Legal e o Manual Técnico do Programa.

“O objetivo é trazer segurança jurídica para a realização da regularização ambiental dos imóveis rurais, diagnosticar a cadeia da restauração e identificar as áreas prioritárias para o desenvolvimento das ações”, afirma Fernanda Teixeira Silva. “Além das ações realizadas no rio Doce, também estão em curso projetos na região do Alto Mucuri e no Corredor Ecológico Sossego-Caratinga, além da reforma de viveiros de produção de mudas”, completa.

PROJETO

Segundo a representante da STCP Engenharia, Daniele Vigolo, o olhar inicial do trabalho foi macro, identificando as instituições que atuam na cadeia da restauração da bacia do Rio Doce. O segundo passo foi listar os projetos de restauração com resultados em campo.

“Como esse tipo de trabalho envolve muitas instituições, precisamos aplicar alguns filtros e o primeiro escolhido foi selecionar pequenos e médios produtores rurais”, explica a consultora da STCP Engenharia, Daniele Vigolo. “Buscamos experiências ligadas a algum programa de fomento, localizados diretamente no médio rio Doce”, completa.

Após essa primeira fase, foram selecionados pela empresa de consultoria STCP 32 projetos de 21 instituições diferentes, com um total de 609 experiências identificadas. “A importância de se captar a experiência de tantas instituições e projetos numa área tão extensa é muito grande”, afirma Daniele Vigolo.

“Até o momento, realizamos o monitoramento em 32 propriedades rurais localizadas em 23 municípios”, explica Daniele Vigolo. Os projetos têm objetivos diferentes como obrigações legais na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), por meio de plantios em área total e a indução da regeneração em áreas com nascentes, encostas e áreas de reserva legal.

RESULTADOS

Erlon Barbosa Valdetaro, também da STCP, apresentou os resultados do monitoramento realizado nas 32 experiências que totalizam 152,84 hectares. “Encontramos processos de condução da regeneração, no qual é feito o isolamento da área para que a natureza possa agir”, explica. Outras modalidades são o adensamento, com a introdução de espécies nativas ou exóticas em áreas abertas; o enriquecimento com introdução de espécies para auxiliar a regeneração; e o plantio, com espécies nativas ou não, através de sementes e mudas.

O consultor da STCP explica que os Sistemas Agroflorestais (SAF) consorciados com culturas agrícolas trazem benefícios aos produtores rurais e são muito difundidos. Outros modelos bastante encontrados são os sistemas de uso rotativo de pastagem (Pastoreiro Voisan) e a integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF).

Valdetaro observa que o trabalho de coleta de dados em campo é feito medindo aspectos como a altura das árvores e a cobertura que a copa oferece ao solo. “Também são analisados fatores como presença de formigas, qualidade do solo, ocorrência de fogo e isolamento da área em regeneração”, explica.

SÍTIO BRAÚNAS

O trabalho bem-sucedido de recuperação ambiental do Sítio Braúna, em Manhuaçu, uma das áreas monitoradas pelo projeto, foi apresentado por seu proprietário, Júlio Maria Ribeiro. Desde 2014, o produtor rural vem utilizando Sistemas Agroflorestais (SAF) na área de 1,6 hectares, combinando espécies nativas, frutíferas, plantas medicinais e agrícolas e o resultado, segundo ele, é positivo.

“O solo está leve e o ambiente está saudável, com variedade significativa de fauna e flora”, afirma. “Na agricultura familiar não precisamos de muito, mas sim de um pouco bem cuidado”, completa. Ele lembra que no topo do morro da fazenda existe uma Braúna, que, em 1972, o pai não permitiu o corte e que hoje está forte e dá nome à propriedade.

Os resultados do projeto desenvolvido pela STCP serão reunidos num livreto e entregues ao IEF ainda em 2018. Uma versão eletrônica será disponibilizada no site do IEF para todos os interessados nos resultados do trabalho de restauração florestal desenvolvido na bacia do rio Doce.

Emerson Gomes