Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual do Rola Moça entra para o Hall da Fama do TripAdvisor

PDFImprimirE-mail


Fotos: Evandro Rodney

Vista parcial do Mirante Três Pedras3 matéria

Vista parcial do Mirante Três Pedras

 

O Parque Estadual Serra do Rola Moça, unidade de conservação gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), recebeu em setembro o “Certificado de Excelência TripAdvisor”. Por receber a honraria durante cinco anos consecutivos, a unidade de conservação (UC) passou também a fazer parte do Hall da Fama do TripAdvisor.

 

O TripAdvisor é um site de viagens que fornece informações e opiniões de usuários sobre serviços relacionados ao turismo. O portal informa que o Certificado de Excelência é concedido a estabelecimentos do mundo todo que prestam serviços de alta qualidade, com base na avaliação dos internautas cadastrados no portal. Ele é entregue a aproximadamente 10% de todos os estabelecimentos que, invariavelmente, receberam avaliações excelentes no ano anterior. Segundo a comScore, empresa especializada em mensurar audiências, o TripAdvisor foi o site de viagens mais acessado do mundo em 2017.

 

Para o gerente do Parque, Marcos Vinícius Freitas, os certificados significam reconhecimento de todo um trabalho que a equipe da reserva ambiental vem realizando. “A alta pontuação adquirida pela UC é um indicativo de que a maioria das pessoas que nos visitaram nos avaliam positivamente, sejam em termos de paisagem, infraestrutura ou atendimento. Considero as avaliações como indicador da qualidade de nossos serviços e desempenho em equipe”, conclui.

“Estamos muito satisfeitos com essa conquista, uma vez que essa é uma maneira de divulgar o parque para o mundo. Vale lembrar também que a avaliação feita no site do TripAdvisor é voluntária, mostrando, portanto, o interesse das pessoas de diversas procedências em divulgar as boas impressões que tiveram da unidade”, acrescentou o gerente do Parque.

 

 

Mirante morro dos veados matéria 

Vista do Mirante dos veados

 

Segundo informações contidas no site do TripAdvisor, o portal usa um algoritmo próprio para determinar os ganhadores do Certificado de Excelência. Ainda de acordo com o site, são levadas em conta a qualidade, a quantidade e a recenticidade das avaliações e opiniões publicadas pelos viajantes no site em um período de 12 meses.

 

O TripAdvisor afirma, em sua página, que para conceder a certificação também são consideradas a estabilidade dos negócios e a posição no ranking do índice de popularidade no site de viagens. Para receber o Certificado de Excelência, o estabelecimento deve manter uma pontuação geral mínima de quatro círculos, dentro de um total de cinco. Além disso, precisa ter um número mínimo de avaliações e estar cadastrado no TripAdvisor por no mínimo 12 meses.

Já o "O Hall da Fama” é uma deferência concedida somente a empreendimentos que nos últimos cinco anos receberam o Certificado de Excelência. Ou seja, vale para empresas que ganharam o prêmio em 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.

 

A reserva ambiental

 

O Parque Estadual do Rola Moça é uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

A unidade de conservação é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital. A reserva ambiental está localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e foi criada em 1994.

 

 

MANANCIAL TABOES

Manancial Taboões

 

Na sua entrada pelo município de Nova Lima, o Parque possui um Centro de Administração com auditório, para 90 pessoas, salas para reuniões e para Polícia de Meio Ambiente. Na entrada pelo Barreiro, em Belo Horizonte, há outro Centro de Administração com auditório para 60 pessoas, salas da administração, além de residências para funcionários e casa do Grupamento de Polícia de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros Militar.

 

Os 3.941,09 hectares do Parque Estadual da Serra do Rola Moça são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica e o lobo-guará. A unidade de conservação está situada numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, rica em campos ferruginosos e de altitude. O Parque abriga seis importantes mananciais de água que garantem a qualidade dos recursos hídricos que abastecem parte da população da região metropolitana de Belo Horizonte.

 

Janice Drumond
Ascom/Sisema



IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades