Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Antropólogos visitam sítios históricos em unidades de conservação mineiras

PDFImprimirE-mail

Foto: Divulgação IEF

LapaVermelha2 

Os antropólogos visitaram três unidades de conservação na região de Lagoa Santa

 

Uma missão de antropólogos visitou, de 12 a 14 de junho, três unidades de conservação estaduais na região de Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Matozinhos, local onde, no século 19, o pesquisador dinamarquês Peter Wilhelm Lund encontrou os fósseis do chamado “Homem de Lagoa Santa”. A atividade aconteceu na semana em que foi comemorado o “Dia de Luzia”, celebrado no dia 14 de junho. 

 

Os antropólogos visitaram os Parques Estaduais do Sumidouro e Cerca Grande e o Monumento Natural Lapa Vermelha. Entre eles estava a curadora do acervo osteológico humano do Museu Nacional, Cláudia Rodrigues Carvalho, além de Murilo Quintana Ribeiro Bastos e Victor de Souza Vittar. Os visitantes foram acompanhados pelo vice-prefeito de Pedro Leopoldo, Salim Salema e dos funcionários Ricardo William Serafim Barbosa e André Jordani.

 

“Os antropólogos fizeram o registro fotográfico da Lapa Vermelha, local de descoberta do fóssil denominado Luzia, da Lagoa e da Gruta do Sumidouro”, explica a gerente do Parque Estadual da Cerca Grande, Mariângela Fátima de Araújo. A visita percorreu o Parque Estadual do Sumidouro, passando pela Quinta do Sumidouro, a Casa Fernão Dias, o Museu Peter Lund, a Fazenda e a Lapa da Samambaia, indo até Mocambeiro, em Matozinhos, onde fica o Parque Estadual da Cerca Grande.

 

Em Pedro Leopoldo, a Câmara Municipal homenageou o professor da Universidade de São Paulo (USP), Walter Neves, com o Título de Cidadão Honorário. O antropólogo conduz estudos na região sobre os primeiros humanos conhecidos nas Américas.

 

O Parque Estadual do Sumidouro foi criado em 1980 e está localizado em Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, ao norte da região metropolitana de Belo Horizonte. A unidade de conservação está associada às pesquisas pioneiras feitas por Peter Lund sobre os primeiros habitantes do Brasil e a megafauna extinta.

 

Já o Parque Estadual de Cerca Grande é o único sítio arqueológico de Minas Gerais tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No dia 14 de junho também foi comemorado os oito anos de criação da Unidade de conservação, sob a gestão do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

 

A região é ainda uma das mais expressivas regiões cársticas do Brasil. O Monumento Natural da Lapa Vermelha abriga a Lapa de mesmo nome, em Pedro Leopoldo, com o respectivo sumidouro. Existem pinturas rupestre e de escavações na base e nos arredores do maciço.

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades