Trabalho mobiliza comunidade para restauração ambiental do Alto Mucuri

Foto 01 - Janaína Mendonça contextualizando a APA Paint2

A supervisora da Unidade Regional Nordeste do IEF, Janaína Mendonça, expôs as informações durante a oficina

Técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) deram início à elaboração do documento final com as melhores alternativas de restauração socioambiental e econômica para o Corredor Ecológico Sossego-Caratinga e para a Área de Proteção Ambiental (APA) Alto Mucuri. O trabalho teve início neste mês de maio, com uma oficina realizada em Teófilo Otoni, que reuniu 30 participantes, incluindo membros do Conselho Consultivo da APA. A adoção de práticas de preservação ambiental é uma orientação do Governador Fernando Pimentel para todo o estado.

A Avaliação de Oportunidades de Restauração (ROAM) no Corredor Ecológico Sossego-Caratinga e APA Alto Mucuri será construída de forma participativa com a comunidade local. Uma consultoria foi contratada pelo IEF com financiamento e parceria do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata II).

“O objetivo é identificar quais são as melhores alternativas de restauração, sob a perspectiva ambiental, social e econômica, para cada uma das duas regiões alvo deste trabalho”, explica a supervisora da Unidade Regional Nordeste do IEF, Janaína Mendonça.

A oficina foi dividida em duas partes. O período da manhã foi reservado para apresentações sobre o contexto da região da APA, suas características ambientais, sociais e econômicas, bem como da metodologia de desenvolvimento da avaliação a ser executada. A chefe da unidade regional IEF Nordeste, Janaína Mendonça e o representante da consultoria contratada, Guilherme Faganello, ficaram responsáveis pela exposição das informações.

Foto 2 - Guilherme Faganello apresentando a medotologia ROAM Paint
O representante da consultoria contratada, Guilherme Faganello, apresentou a metodologia ROAM

No período da tarde foram desenvolvidos trabalhos em grupo para que os presentes pudessem pensar e expor as principais motivações, caminhos e benefícios em se reflorestar a APA Alto do Mucuri. “Houve grande interesse e procura dos atores locais para participar do evento, o que pôde ser percebido também na motivação dos presentes durante o dia de trabalho”, afirma Janaina Mendonça. A próxima oficina participativa acontecerá na primeira quinzena do mês de agosto.

Foto 3 - Trabalho em grupo Paint
No trabalho em grupo os presentes puderam pensar e expor as principais motivações, caminhos e benefícios em se reflorestar a APA Alto do Mucuri.

A APA Alto do Mucuri é uma unidade de conservação de uso sustentável de 325.148,883 hectares, criada a partir do anseio da população por proteger as nascentes do Rio Mucuri. Sua área é caracterizada por formações florestais importantes do bioma Mata Atlântica. A ocupação no território se dá predominantemente por comunidades da agricultura familiar.

O Corredor Ecológico Sossego-Caratinga foi criado em 2014, pelo Decreto Estadual nº 397/2014 e é fruto de uma parceria entre o IEF e a Fundação Biodiversitas. É a primeira área do tipo em Minas Gerais reconhecida oficialmente. O objetivo principal dela é promover a conexão de áreas de Mata Atlântica da região, tendo como eixo de ligação as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Mata do Sossego, em Simonésia, e Feliciano Miguel Abdala, em Caratinga.