MG.Biota apresenta trabalhos de restauração ambiental

A 10ª edição do boletim técnico científico MG.Biota, publicação trimestral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), já tem o seu terceiro volume disponível. O material reúne em três artigos e um trabalho destaque, práticas de recuperação de áreas naturais, especialmente aquelas inseridas em unidades de conservação.

No primeiro artigo, as pesquisadoras Maria Rita Scotti e Heide Vanessa Souza Santos apresentam os “Conceitos, modelos e procedimentos para recuperação de áreas degradadas: Unidades de Conservação em destaque”. O trabalho resgata as instruções observadas pelo órgão ambiental federal Instituto Chico Mendes (ICMBio) em suas unidades de conservação e também na execução dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas.

Parques mineiros sob gestão do IEF também estão presentes na publicação. Intitulado de “Invasão de Melinis minutiflora no Parque Estadual da Serra do Rola Moça (PESRM): recuperação das áreas invadidas”, o segundo artigo apresenta a experiência com o conhecido capim-meloso na unidade de conservação, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O trabalho foi produzido pelos pesquisadores Jéssica Oliveira Amaral, Tomam Jansen Lacerda, Samuel Lourenço de Lima Silva e Maria Rita Scotti.

Já o terceiro artigo tem o título “Serapilheira acumulada em dois estágios de sucessão de Floresta Estacional Semidecidual no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, MG”. Serapilheira é a camada superficial do solo de florestas e bosques, feita de folhas, ramos e outros materiais em decomposição, misturados à terra. O estudo é de Pedro Manuel Villa, Gilberto Fialho Moreira, Elisanie Oliveira Lima, Gustavo Heringer, Sebastião Venâncio Martins e Adalberto Santos Rocha.

O artigo em destaque “Euterpe edulis Mart., espécie chave no enriquecimento de áreas em restauração da Mata Atlântica” aborda a espécie de palmeira, nativa da Mata Atlântica, pertencente à família Arecaceae e conhecida popularmente como palmito-juçara.

PESQUISA

A MG.Biota é uma publicação de distribuição gratuita. O boletim  do Governo de Minas  tem o objetivo de divulgar o conhecimento da biodiversidade mineira, disponibilizando informações sobre pesquisas científicas realizadas, principalmente, nas unidades de conservação estaduais. Os trabalhos publicados servem de embasamento técnico e direcionam ações de manutenção das áreas que servem de abrigo para o grande número de organismos vivos encontrados em Minas, muitos ameaçados de extinção e outros ainda desconhecidos pela ciência.

Todo o conteúdo dessa edição e de edições passadas está disponível na página do IEF na internet. Clique na imagem abaixo.

MGBiota - 03052018-capa

Emerson Gomes