Governador apresenta projeto do Centro Administrativo de Minas

O governador Aécio Neves apresentou, nesta terça (03/03), o projeto do Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais que será construído no antigo Hipódromo Serra Verde, na região Norte de Belo Horizonte.

centroadministrativoNa solenidade, o governador assinou o Decreto que institui o Plano de Governança Ambiental e Organística da Região Metropolitana de Belo Horizonte que orientará a construção do Centro Administrativo e os investimentos na região do entorno. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ficará responsável pelas questões ambientais e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Política Urbana pelas questões urbanísticas.

O governador destacou a importância da questão ambiental na elaboração do projeto do Centro Administrativo. "Da área total do centro, somente 20% terá edificações", observou. O restante será de áreas verdes do Parque Serra Verde que será implantado e sua vegetação e lagos, recuperados e preservados.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, observou que o projeto é pioneiro ao fazer uma abordagem ambiental da gestão do território. "Não faremos um simples licenciamento ambiental da construção da edificação, mas a transformação de toda a área do Vetor Norte de Belo Horizonte num complexo verde", ressaltou.

A implantação do Centro não beneficiará somente a área em que ele será construído. "Toda a região será contemplada, como é o caso do complexo paleontológico, arqueológico e espeleológico de Lagoa Santa", afirmou. Atualmente, o Parque Estadual do Sumidouro, localizado na região, está sendo implantado com recursos provenientes da compensação ambiental decorrentes do processo de licenciamento da linha verde.

Estiveram presentes à solenidade todos os secretários de Estado de Minas Gerais, prefeitos de oito municípios da região metropolitana, deputados estaduais e representantes das comunidades que vivem na região.

O Centro Administrativo terá uma área de cerca 800 mil metros quadrados. Serão construídos três prédios: um que será a sede do Governo de Minas e dois que abrigarão as 17 secretarias de Estado. A previsão é de que 16 mil pessoas trabalhem no complexo e outras dez mil visitem diariamente.

Fonte:
Sistema Estadual de Meio Ambiente