Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

P.E. da Serra do Rola-Moça inicia implantação de Agenda 21 Local

PDFImprimirE-mail

Nesta sexta (30/03), às 14h30, acontecerá a primeira reunião do grupo de trabalho para a implementação do programa "Agenda 21 Local em Unidades de Conservação" no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. É a primeira experiência do gênero no Brasil.

O trabalho tem o objetivo de viabilizar ações ligadas à "Agenda 21" na unidade de conservação e no seu entorno. É um instrumento de planejamento integrado envolvendo a sociedade civil e o governo em um processo de consulta e análise dos problemas ambientais, sociais, culturais, político-institucionais e econômicos  da localidade buscando o desenvolvimento sustentável.

A "Agenda 21 Local" é decorrente das propostas contidas no documento ‘Agenda 21 Global", lançado em 1992, na Conferência da Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, e que foi assinada por 179 países, entre eles o Brasil.

O programa "Agenda 21 Local em Unidades de Conservação" foi lançado no dia 23 de março num evento que reuniu representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), do Conselho Consultivo do Parque e dos quatro municípios onde está inserido o Parque. Além dos representantes acima, o grupo de trabalho conta com a participação de organizações não governamentais e associações de moradores do entorno.

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é administrado pelo instituto Estadual de Florestas e está localizado nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho. A unidade é uma das mais importantes áreas verdes do Estado sendo o terceiro maior parque em área urbana do país e abrigando alguns dos mananciais que abastecem a capital.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente
29/03/2007

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades