Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Documentário estimula discussões sobre preservação da Serra do Espinhaço

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) realizou, na terça-feira (27), uma exibição do documentário "Águas do Espinhaço - Riquezas da RBSE", uma produção da Fundação France Libertès (FFL). A atividade foi feita com o apoio do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE), da organização não-governamental Sociedade Amigos do Tabuleiro e da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

O filme é um alerta para a degradação ambiental sofrida na serra do Espinhaço, por meio de diversas ações. Após a exibição foi aberto um espaço para discussão dos temas abordados pelo filme. O evento teve a presença da presidente da FFL, Danielle Miterrand, do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, dentre outras autoridades.

Danielle Miterrand ponderou sobre a necessidade da preservação e comparou a degradação feita pela mineração a feridas na terra. Ela resumiu os propósitos da luta pelo meio ambiente: "o que buscamos é tentar criar a sociedade do bom senso".

O secretário, José Carlos Carvalho, chamou atenção para a necessidade mudança de paradigmas, "fator crucial para a sobrevivência neste terceiro milênio". José Carlos destacou o desafio mineiro quanto à preservação, haja vista sua geografia e tradição no setor minerário. "Contudo a questão é mais ampla e num mundo globalizado não se pode pensar em preservação sem se pensar em mudanças nas políticas de ordem mundial", ressaltou.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente
28/03/2007

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades