Conselho do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro toma posse

O diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti, empossou nessa segunda (12/03) o Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro para o biênio 2007-2008. A solenidade aconteceu no auditório da sede do Parque.

O Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais da unidade de conservação, bem como de sua integração com a sociedade.  O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) determina que cada Parque tenha o seu próprio órgão consultivo, presidido pelo órgão que administra a unidade - no caso, o IEF - e composto por representantes da sociedade e dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil. Minas é o primeiro Estado a implantar a gestão integrada e compartilhada de suas unidades de conservação.

Ao todo são 36 conselheiros, entre efetivos e suplentes. Além do IEF, participam do Conselho representantes das prefeituras dos municípios onde se localiza o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (Araponga, Sericita, Pedra Bonita, Divino, Fervedouro, Miradouro, Muriaé e Ervália), de órgãos e instituições estaduais, da comunidade científica, de Ongs, sindicatos e das comunidades do entorno do parque.

A solenidade
Na solenidade, o gerente do Parque, José Roberto Mendes de Oliveira, destacou a importância do Conselho para a gestão da unidade de conservação. "É um trabalho que tem como objetivo defender não apenas a fauna e a flora, mas também gerar melhores condições sócio-econômicas para as comunidades que vivem no entorno", observou.

José Roberto observou que a unidade de conservação tem conseguido grandes avanços na parceria com a comunidade local para sensibilizar a todos sobre a importância da preservação do Parque. "Nos últimos três anos, cerca de dois mil estudantes dos municípios do entorno visitaram a unidade para atividades de educação ambiental", afirmou.

O diretor geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti, ressaltou a implantação do Conselho Consultivo como uma das grandes conquistas do Parque, desde sua criação, em 1996. "Ao empossar a segunda gestão do Conselho podemos dizer que atingimos uma nova etapa no processo de conservação do patrimônio natural na região", afirma. "Outro passo importante será a conclusão do plano de manejo, o instrumento que determinará o que pode e o que não pode ser feito no Parque, que deve acontecer ainda em 2007", salientou.

Além dos conselheiros e representantes do IEF, estiveram presentes na solenidade, os prefeitos de Fervedouro, Juarez Gonçalves Gomes, de Araponga, Francisco Gurgel Viana.

O Parque
O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro está localizado na região da Zona da Mata, a cerca de 290 Km de Belo Horizonte. Ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira abrigando inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do rio Doce e a do Paraíba do Sul. A unidade de conservação tem cerca de 15 mil hectares onde predomina a Mata Atlântica.

A unidade de conservação é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o sauá, o mono carvoeiro ou muriqui, a onça-pintada, a jaguatirica, o sapo-boi.  Diversas espécies de aves também podem ser observadas, como o pavó, o papagaio-do-peito-roxo, o gavião-pomba, o tucano-do-peito-amarelo, o trinca-ferro e a araponga.

Fonte: