Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF empossa conselheiros de unidades de conservação do norte da RMBH

PDFImprimirE-mail

Os integrantes de dois conselhos consultivos de unidades de conservação foram empossados na última semana. No dia 28 de junho, foram conduzidos aos cargos os membros do conselho unificado do Parque Estadual do Sumidouro e dos Monumentos Naturais Lapa Vermelha e Várzea Lapa, todos localizados nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo. No dia 30, foi a vez dos integrantes do conselho do Monumento Natural da Serra da Piedade que tem a sua primeira formação.

Os colegiados reúnem representantes de organizações públicas e particulares que se relacionam diretamente com o cotidiano das reservas ambientais estaduais. O conselho consultivo é um espaço de integração da unidade de conservação com a sociedade. Nele, há a discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais do cotidiano da área com os diferentes atores que interagem com as reservas ambientais estaduais, como parques, monumentos naturais, estações ecológicas, dentre outras categorias.

O Parque Estadual do Sumidouro está localizado na região cárstica, em Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, e abriga a Gruta da Lapinha. É uma das unidades de conservação que integra o Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Norte da RMBH, juntamente com os Monumentos Naturais Lapa Vermelha e Várzea Lapa, dentre outras. 40 conselheiros foram empossados entre titulares e suplentes.

Serra da Piedade

Para o Conselho Consultivo do Monumento Natural da Serra Piedade foram empossados 16 integrantes, que terão a missão de cuidar de uma área que desperta interesses religiosos, ambientais, econômicos, turísticos e científicos.

A Serra da Piedade é conhecida por ser um local de peregrinação há cerca de 250 anos para a Igreja Católica que tem um Santuário no local. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) administra o observatório de astros que também existe na área e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), gerencia o Monumento Natural criado em 2004 para proteger o patrimônio natural representado pela serra.

O diretor-geral do IEF, João Paulo Sarmento, observou que o Conselho Consultivo é o espaço democrático de construção através do diálogo. “Hoje não é mais possível uma gestão autocrática, solitária”, afirmou. “O uso racional exige que a gestão ambiental seja construída conjuntamente, de forma aberta, ampla”, completou.

Sarmento afirmou que o mundo discute formas de gestão compartilhada das unidades de conservação, especialmente daquelas como a Serra da Piedade que despertam tantos interesses. “Chile, Costa Rica, Canadá e África do Sul, por exemplo, têm modelos parecidos, modernos e que já têm resultados significativos”, observa.

 

Crédito: Emerson Gomes

posse Serra da Piedade 02 conselheiro
O diretor-geral do IEF, cumprimenta o conselheiro recém empossado, Luciano Emerich Faria, representante da Sociedade Brasileira de Espeleologia

 

O pró-reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora da Piedade, padre Carlos Antônio da Silva, observou que o Santuário já desempenha um papel de preservação e de educação ambiental. “É um local onde as pessoas se reencontram, se equilibram”, afirmou. “Nós precisamos aprender a construir o diálogo e o Conselho é o espaço do diálogo”, completou.

Já a promotora Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico, Giselle Ribeiro de Oliveira, reforçou que a parceria entre as diferentes instituições viabilizará um incremento à proteção da Serra. “A Serra da Piedade é um patrimônio mundial, não só mineiro, e precisa sobreviver para as próximas gerações”, afirmou.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema






IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades