Unidades regionais do IEF celebram Dia Mundial do Meio Ambiente

As ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente se multiplicaram no interior do Estado, sendo coordenadas pelas unidades regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Um exemplo ocorreu no noroeste do Estado, em Unaí, onde o Escritório Regional do IEF e diversas outras instituições participaram da Semana do Meio Ambiente organizada pela Prefeitura.

O tema da semana do Meio Ambiente 2017 em Unaí foi "Sustentabilidade, Fauna e Flora do Cerrado". A veterinária do Regional, Juliana Ramos Dell, apresentou a palestra sobre preservação da fauna silvestre para um grupo de alunos da rede municipal de ensino, na qual abordou a importância da preservação da fauna silvestre do Estado de Minas Gerais e também de não adquirir animais capturados de forma ilegal.

Crédito: Acervo IEF
Foto interna Atividades Interior
Animais da fauna silvestre mineira usados na apresentação de técnicos do IEF

Já no Centro Oeste do Estado, no município de Perdigão, alunos da Escola Municipal Padre Henrique de Morais assistiram a uma palestra com o tema “Biodiversidade e Meio Ambiente”, ministrada pelo coordenador de Proteção à Biodiversidade do Regional do IEF, Sotero Greco.

Durante o evento, os educandos aprenderam sobre a biodiversidade e sobre os problemas encontrados no meio ambiente, assim como a falta de informação e conscientização de cada cidadão. Sotero ressaltou a ocupação humana desordenada e os excessos de consumo e lixo exagerado. “Apesar de vocês serem crianças, vocês podem muito bem ensinar os adultos. A gente precisa produzir e, ao mesmo tempo, preservar. Antes de desmatar, precisa conservar, ver os impactos que serão gerados”, explicou.

Crédito: Prefeitura Municipal de Perdigão
Palestra Sotero
O Coordenador de Proteção à Biodiversidade do Regional do IEF, Sotero Greco, ministrou cinco palestras para turmas de 100 alunos cada

“Precisamos cuidar do planeta, da fauna e da flora. Tudo na natureza tem uma razão para existir. Até o morcego, que às vezes desperta arrepios em muita gente, é de suma importância. Apenas 1% por cento deles são hematófagos, outros 99% são controlados biologicamente e ajudam na distribuição de sementes e polens”, explicou Greco.

Emerson Gomes