IEF promove posse do 1º Conselho da APA rio Machado

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) promoveu na última quinta-feira (18/05), a posse do 1º Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA), pertencente à Bacia Hidrográfica do rio Machado, localizada no sul de Minas Gerais, município de Machado.

Segundo o coordenador de Áreas Protegidas do IEF Sul de Minas, Rodrigo Martins, a formação do conselho da APA é fundamental para melhorar a gestão do território, especialmente protegido, pois é o espaço adequado para participação das representações diretamente relacionadas ao tema, como as prefeituras municipais, assim como qualquer cidadão que queira se manifestar acerca de assuntos da bacia do rio Machado.

Crédito: Acervo IEF
PosseConselhorioMachado1
 Conselheiros da APA rio Machado tomaram posse na última quinta-feira (18/05)

Na oportunidade foram estabelecidas algumas parcerias com o IEF e outras instituições que sinalizaram intenções na busca de alternativas conjuntas para a gestão ambiental da Bacia Hidrográfica que forma a APA Machado.

"Já no primeiro encontro foi possível elencar boas iniciativas de alguns segmentos que compõem o Conselho, com grandes possibilidades de iniciar articulação para união de forças em favor da proteção ambiental do espaço" afirmou Rodrigo Martins.

Entre os representantes de entidades públicas, privadas e segmentos da sociedade civil, estiveram presentes funcionários do IEF, equipe de funcionários da APA, representantes das prefeituras municipais de Carvalhópolis, Machado, Paraguaçu, Poço Fundo e São João da Mata, da Câmara de vereadores de Machado e Alfenas, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater),   do Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Furnas (GD3), da Polícia de Meio Ambiente do Comando Poços de Caldas, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais de Alfenas, Cooperativa Agrária de Machado Ltda (Coopama), Fundação Educacional de Machado (FEM), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (I. F. Campus Machado), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e Sindicato dos Produtores Rurais de Machado.

Apa rio Machado

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia Hidrográfica do Rio Machado está Localizada no sul do estado de Minas Gerais. A unidade de conservação de uso sustentável apresenta 101.600 hectares de área, representado pelo bioma Mata Atlântica e também transição de cerrado. O objetivo principal da APA é proteger os recursos hídricos e a biodiversidade silvestre, numa região de predomínio da atividade agrícola.

Wilma Gomes