Toma posse conselho consultivo do Monumento Estadual Serra do Gambá

Tomou posse na última quarta-feira (19/04), os representantes do Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Serra do Gambá, em Jeceaba, para o biênio 2017-2019. O evento aconteceu na sede da Câmara Municipal do município.

Foram empossados 11 conselheiros, entre titulares e suplentes, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil. O Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais, bem como de sua integração com a sociedade. Tem como objetivo auxiliar o órgão gestor da Unidade de Conservação em sua tarefa de implementar, propor diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas, padrões e demais medidas de caráter operacional para a preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais, característicos da UC e de sua Zona de Amortecimento.

A cerimônia de posse contou coma presença do diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Rodrigues de Mello Sarmento, do chefe do Regional Centro Sul do IEF, Ricardo Ayres Loschi e da coordenadora de Áreas Protegidas do Regional Centro Sul, Ana Paula Cerqueira de Barros Pinheiro, além de representantes e populares dos Municípios de Jeceaba e Entre Rios de Minas.

João Paulo Sarmento afirmou que o Conselho é um espaço fundamental para a gestão das unidades de conservação, em parceria com a comunidade residente e de seu entorno. “As unidades de conservação são espaços muitos importantes para a conservação e preservação do meio ambiente no Estado, por isso, é de fundamental importância essa participação coletiva, o que pode trazer bons resultados para a proteção da natureza na região”, frisou.

O chefe do Regional Centro Sul, Ricardo Ayres Loschi, também ressaltou a importância da participação ativa dos conselheiros nas reuniões ordinárias e extraordinárias. “O Conselho é muito importante na medida em que auxilia o gestor e o Estado para a boa conservação do meio ambiente”, disse.

Crédito: Acervo IEF

PosseMSerradoGambá3

Alunos da Orquestra Municipal “Fazendo Arte” fizeram apresentação durante cerimônia de posse

A cerimônia de posse foi enriquecida com a apresentação dos alunos do projeto “Orquestra municipal Fazendo Arte”, orientada pelo professor Rafael Resende.