IEF leva florestas e riqueza de minas para eventos nacionais e internacionais

O Governo de Minas participou, na semana de 3 a 7 de abril, por meio de representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), de eventos sobre  algumas das principais áreas de atuação do Instituto: recuperação de áreas degradadas e turismo.

Técnicos do IEF marcaram presença, de 4 a 6 de abril, no XI Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas (Sinrad), em Curitiba, no Paraná. Durante o evento, servidores do IEF apresentaram o trabalho cientifico “Cadastro Ambiental Rural: De Política Pública a Ferramenta de Gestão Territorial no Estado de Minas Gerais” sobre o trabalho de implementação do CAR no Estado.

O Sinrad é promovido pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade) a cada dois anos e tem contribuído para a busca de soluções e promoção do conhecimento e desenvolvimento de técnicas na área. Nas dez edições anteriores, foram editados cerca de 1.300 trabalhos técnico-científicos.

No dia 4 de abril, o diretor-geral do IEF, João Paulo Sarmento moderou uma das mesas redondas do Simpósio. A discussão foi sobre o “Programa de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais”.

Crédito: Divulgação IEF
EventosIEF2
Equipe do IEF que participou do XI Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas

Turismo

Também de 4 a 6 de abril, o IEF participou das atividades da World Travel Market Latin America, em São Paulo. O evento é o principal do setor de viagens e turismo da América Latina e reúne participantes do mundo inteiro. Ao longo de três dias, 6.500 visitantes e 700 empresas expositoras participam do encontro.

Crédito: Cristiane Fróes
EventosIEF4
Entre as atrações do estande de Minas Gerais estavam os queijos produzidos em Alagoa, cidade no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio

“O IEF participou juntamente com a Secretaria de Turismo de Minas Gerais para divulgar as unidades de conservação estaduais para o mercado nacional e internacional do turismo”, explica a analista ambiental do Instituto, Cristiane Froes. “Dentre as atividades tivemos contatos promissores com a equipe da Adventure Travel Trade Association da América Latina sobre as possibilidades de promoção das unidades de conservação para o mercado internacional”, destaca.

Compensação ambiental

Ainda nesta semana, no dia 03 de abril, técnicos do IEF participaram, no Rio de Janeiro do evento “A Compensação Ambiental para Unidades de Conservação: modelagens administrativas e Divergências Jurídicas”. O evento foi promovido pelo Fórum Permanente de Direito do Ambiente da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

A primeira mesa de debates do evento teve o tema “Aspectos legais na concepção da Compensação Ambiental” e foi conduzida pelo deputado estadual e ex-ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc. A segunda discussão teve o tema “As Modelagens Administrativas da Gestão e a Execução dos Recursos da Compensação Ambiental” e, por fim, os participantes conheceram mais o tema “Natureza Jurídica dos Recursos da Compensação Ambiental”. Ao final do encontro, aconteceu o lançamento do livro “Comentários à Legislação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro”, de Cristiane Jaccoud.

Emerson Gomes