Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parques Estaduais são refúgio durante o carnaval

PDFImprimirE-mail

ibitipoca_13022007

Os Parques Estaduais podem ser uma excelente opção para quem quer fugir da folia do carnaval. Minas Gerais apresenta uma diversidade de paisagens que deslumbra a todos que apreciam o contato com a natureza. Ibitipoca (foto), Rio Doce, Nova Baden, Serra do Brigadeiro e Serra do Rola-Moça são alguns dos locais onde a beleza está em todos os cantos e as surpresas surgem a cada passo.

O Parque Estadual do Ibitipoca, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), é a unidade de conservação estadual mais procurada visitada por turistas. Em 2006, recebeu cerca de 20 mil visitantes. Está localizado em Conceição de Ibitipoca, distrito do município de Lima Duarte, a cerca de 350 km de Belo Horizonte.

O Parque abriga mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras, picos e as belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos Ribeirões do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho. A fauna é rica, com a presença de espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata guigó.

Diversas espécies da flora são encontradas na unidade de conservação como orquídeas e bromélias. Um traço marcante da vegetação no Ibitipoca são as "barbas-de-velho", uma espécie de líquen, que pende dos galhos das árvores, provocando um belo efeito visual.

As edificações do Parque passaram por reformas para melhorar o atendimento ao público e a conservação da unidade. A área de camping do Parque foi reaberta recentemente e sua ocupação é feita por ordem de chegada. Sua capacidade é para quinze barracas, num total de 45 pessoas.

O gerente do Parque, João Carlos Araújo observa que o turista deve levar alimentos já que o restaurante permanece fechado. Ele lembra que "o IEF teve de limitar o número de visitantes ao Parque para implementar medidas para a regeneração e dos atributos naturais e da biodiversidade local e algumas trilhas estão fechadas à visitação." Atualmente, o número máximo de visitantes é de 300 pessoas, de segunda a sexta- feira, e 800 nos sábados, domingos e feriados. Para mais informações, o telefone do Parque é (32) 3281.1101.

riodoceaereaRio Doce
Na região do Vale do Aço, o Parque Estadual do Rio Doce abriga árvores centenárias, madeiras nobres de grande porte e uma infinidade de animais nativos compondo o cenário do maior remanescente de Mata Atlântica em Minas Gerais.

A unidade de conservação está localizada nos municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio e foi a primeira unidade de conservação estadual criada no Estado.

Com um notável sistema lacustre, composto por quarenta lagoas naturais, dentre as quais destaca-se a Lagoa Dom Helvécio, com 6,7 Km2 e profundidade de até 32,5 metros, o Parque proporciona um espetáculo de rara beleza. As lagoas abrigam uma grande diversidade de peixes, que servem de importante instrumento para estudos e pesquisas da fauna aquática nativa.

O Parque possui uma área de camping e as reservas devem ser feitas com antecedência. O horário de funcionamento:7 às 20h. O telefone de contato:(31) 3844-2200

Serra do Brigadeiro
O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira, nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino. A unidade possui inúmeras nascentes e abriga vários Picos. A altitude e o relevo amenizam a temperatura local e a neblina que cobre os picos durante quase todo o ano formam uma das mais belas imagens do Parque.brigadeiro13022007

A Mata Atlântica, principal formação vegetal da área, está intercalada com os Campos de Altitude e afloramentos rochosos, formando um belo cenário.

O horário de funcionamento é de 7 às 17 horas. O Parque não possui área de camping e a visitação deve ser feita no período diurno. Consulte a administração antes de visitar os atrativos do Parque. O telefonede contato é(32) 3721.7491.

Circuito das Águas
Em Lambari, no Sul do Estado, na região do Circuito das Águas, o Parque Estadual de Nova Baden é um local cuja beleza destaca-se. Em seus 214,47 hectares, existem várias nascentes, sendo a mais importante a cachoeira Sete Quedas.

novabaden13022007A unidade de conservação abriga valiosos exemplares da fauna e a flora da Mata Atlântica. O clima úmido propicia a formação de um ecossistema rico em musgos, liquens, bromélias e orquídeas.

O Parque não possui área de camping ou abrigos para a hospedagem de visitantes. No entanto, a cidade de Lambari, destino tradicional no turismo mineiro, mantém excelente infra-estrutura. O horário de funcionamento é de 7 às 17h. O telefone de contato é (35) 3271-1338.

rolamoca13022007Belo Horizonte
Na região metropolitana de Belo Horizonte, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, o terceiro maior parque em área urbana do país, abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital. Os seus 3.941,09 hectares são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.

O Parque está situado numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, rico em campos ferruginosos e de altitude. A vegetação diversificada proporciona ao Parque um colorido especial e um relevo peculiar, sendo encontradas espécies como orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá, cedro, jequitibá, arnica e a canela-de-ema, que se tornou o símbolo do Parque. Recentemente descrito pela geologia, o Campo Ferruginoso é muito raro, sendo encontrado apenas em Minas Gerais, no quadrilátero ferrífero, e em Carajás, no Estado do Pará.

O Horário de funcionamento do Parque é de7 às 17h e a visitação deve ser feita durante o dia. O telefone para contato é(31) 3581.3523.

13/02/2007
Ascom/Sisema
Fotos: Evandro Rodney

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades