Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Serra Verde celebra nove anos

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual Serra Verde completa nesta segunda-feira (12/12), nove anos de existência. A unidade de conservação, localizada em Belo Horizonte é o segundo maior parque da capital, menor apenas que o Parque Municipal das Mangabeiras.


Em comemoração ao seu aniversário, a gerência do Parque ofereceu um café da manhã na nova sede, com a presença da equipe de funcionários, parceiros, conselheiros, moradores da vizinhança e apoiadores. Além do café, aconteceu também o lançamento de um novo vídeo institucional feito pela equipe do parque.

 

Foto:Acervo PE Serra Verde

SerraVerde Aniversário9

Café da manhã contou com presença de amigos e parceiros do Parque
 

Também em comemoração ao aniversário, o Parque recebeu nesse domingo (11/12) uma prova de enduro a pé ou Trekking de Regularidade, realizado pela Equipe do Minas Trekking.

 

O Trekking é um esporte que concilia diversão e competição e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico. A prova de enduro se resume em realizar um percurso pré-determinado pela organização, superando obstáculos naturais e percorrendo estradas, trilhas, riachos, montanhas, etc, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido. A atividade ocorreu na área do Parque e na Cidade Administrativa de Minas Gerais e contou com cerca de 300 participantes.

 

Parque Estadual Serra Verde

 

A Unidade de Conservação possui uma área de 142,02 hectares e tem como missão conservar remanescente de área verde da região norte de Belo Horizonte, contribuindo para a recuperação do ecossistema, o lazer, a cultura, o turismo, a educação ambiental e a melhoria de qualidade de vida.

 

O Parque Estadual Serra Verde tem grande importância na conservação dos recursos naturais da região. As diversas nascentes existentes em sua área são fundamentais para a manutenção do sistema de lagoas que a região possui, além de fazer parte da cabeceira do Córrego Isidoro.

 

O Parque é um importante fragmento de área verde na malha urbana da cidade proporcionando melhor qualidade de vida à população. Além disso, tem função de servir como refúgio e locais de alimentação e reprodução de espécies nativas.


Destaca-se no Sistema de Áreas Protegidas que está surgindo no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e é uma área fundamental para a conservação da biodiversidade.

 

Local: Rua da Cavalariça, 99 - Serra Verde

Visitação: A administração do parque funciona todos os dias úteis durante o horário comercial regular. Porém, atividades de uso público e integração com o entorno podem ocorrer esporadicamente fora deste horário, mediante planejamento.

Contatos: (31)3455-5266 e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Como chegar: Após pegar a MG-10 (sentido Aeroporto de Confins), sair sentido Cidade Administrativa do Estado (CA) pela direita e pegando o túnel de acesso. Após o túnel, no semáforo, virar à esquerda sentido bairro e estacionamento de visitantes. Após guarita da Polícia Militar da CA, pegar a primeira rua à esquerda. É uma rua sem saída e há sinalização da Sede do Parque na esquina. A sede fica no meio do quarteirão à direita e tem portaria 24h.

 

Para quem vem da MG-10 sentido centro de Belo Horizonte, pegar a saída para Cidade Administrativa antes do Posto de Polícia Rodoviária Estadual. Acessar a Cidade Administrativa e no semáforo virar à esquerda sentido bairro e estacionamento de visitantes. Após guarita da Polícia Militar da CA, pegar a primeira rua à esquerda. É uma rua sem saída e há sinalização da Sede do Parque na esquina. A sede fica no meio do quarteirão a direita e tem portaria 24h.

 

Renata Cezarina
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades