Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Setur e IEF promovem viagem para alunos de Caeté

PDFImprimirE-mail

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur MG), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a AngloGold Ashanti realizam, nesta quinta-feira (24), a viagem pedagógica do Enduro Escola para as oito primeiras equipes classificadas nas duas provas realizadas no segundo semestre, na Serra da Piedade.

 

Foto: Evandro Rodney

 DSC9986 


Quarenta alunos da Escola Estadual José Brandão, de Caeté terão a oportunidade de conhecer o Parque Estadual Mata do Limoeiro - importante atrativo turístico natural do Circuito do Ouro,localizado em Ipoema, distrito de Itabira.


Por meio da vivência turística e da sensibilização dos alunos do ensino médio da rede pública, o projeto Enduro Escola objetiva fomentar o turismo como vetor de conscientização da importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural dos municípios.


A ação foi incorporada para atender a uma medida condicionante no âmbito do processo de licenciamento ambiental. Todas as despesas do projeto serão custeadas pela AngloGold Ashanti.

 

Parque Estadual Mata do Limoeiro

O Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó. Sua área, que é de 2.056,7084 hectares, está situada no distrito de Ipoema, no município de Itabira. Nela, podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, já tendo sido identificadas pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu. Em se tratando da fauna, já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica. A unidade de conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.


O parque atua fortemente tanto em educação ambiental, quanto em mobilização social, principalmente por meio dos projetos “Eco Folia”, que prega a conscientização ambiental no período do carnaval; “Festejando o Parque” que desenvolve ações para a comemoração de aniversário do Parque, na segunda quinzena de março e “Natal com as comunidades”; além das ações de relevante destaque na semana de meio ambiente, celebrada em junho e na semana florestal, em comemoração ao dia da árvore, em setembro.

 

Horário de visitação:
08 às 16h (exceto segundas).

Grupos organizados devem agendar previamente a visita.
Para mais informações: (31) 3799-9292

 

Setur

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades