Parque Estadual da Serra do Rola-Moça comemora 22 anos

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, localizado nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho, comemorou nessa terça-feira (27), 22 anos de criação. A missão do parque é preservar e conservar os mananciais e campos ferruginosos da região, buscando a harmonia entre as atividades da comunidade e a proteção da biodiversidade.

Em comemoração ao seu aniversário, o Parque realizou algumas atividades durante a semana, tais como a caminhada ecológica “Circuito das Águas”, que contou com a participação de 75 pessoas e uma visita de pais e alunos da Escola Municipal Pedro Aleixo, além de moradores da comunidade do Barreiro e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, que tiveram a oportunidade de conhecer a terceira maior Unidade de Conservação em área urbana do país.

No dia 30 de setembro acontecerá uma Blitz, com distribuição de mudas e material na portaria do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. Já no dia 1º de outubro será realizada a 98º Caminhada Ecológica do Grupo de Escoteiros Parque das Águas (GEPA), com participação de 102 escoteiros.

O Parque Possui uma área de aproximadamente 4.000 hectares de mata atlântica e cerrado, abrigando espécies da fauna e flora ameaçadas e endêmicas.

Além da proteção à flora e fauna o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça apresenta uma importância extrema para a conservação dos recursos hídricos, que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte, divisor das bacias dos rios das Velhas e Paraopeba.

Renata Cezarina