Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF apresenta mais uma edição da Semana Florestal

PDFImprimirE-mail

Com o tema "sempre é tempo de recomeçar", o Instituto Estadual de Florestas (IEF) apresenta nos próximos quatro dias uma série de atividades que fazem parte das comemorações da Semana Florestal. A abertura acontece nessa terça-feira (20) no Auditório JK, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, às 9 horas, com o seminário "Regularização Ambiental e uso sustentável em uma perspectiva de gestão integrada da paisagem". A Semana Florestal é realizada todos os anos, sendo alusiva ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro.


A programação segue até o final de semana com eventos em diversos municípios do Estado, com destaque para as atividades no Parque Estadual do Rio Doce, na região Leste do Estado, onde, no dia 23, será reinaugurado o Centro de Pesquisas da Ponte Perdida e será dada a posse ao Comitê Gestor do Corredor Ecológico Sossego Caratinga. No dia 24, será realizado o já tradicional ‘Contos e Causos’ no Restaurante Mata Atlântica, na sede da Unidade de Conservação.


Para o diretor-geral do IEF, João Paulo Sarmento, a Semana Florestal de 2016 é um marco pelo resgate da tradição da instituição, que é responsável pela proteção da biodiversidade e pelo desenvolvimento florestal sustentável no estado. “Estaremos comemorando toda a atividade e toda nossa intenção e trabalho pela preservação da natureza e das florestas, bem  como o desenvolvimento de programas de fomento que temos em Minas", afirma o diretor-geral.  "Mostraremos no seminário programas de fomento, parcerias e ações efetivas de recuperação dos diversos ecossistemas mineiros", completou.


Campanha Previncêndio


Será lançada, também, a nova campanha do Previncêndio: "Incêndios Florestais. Eles também atingem você", com o foco na prevenção aos incêndios florestais e nos danos causados à flora e fauna. Além das perdas, os impactos na atmosfera devido ao lançamento de gases de efeito estufa e gases tóxicos na atmosfera afetam milhares de pessoas. Ainda no auxílio ao combate aos incêndios florestais, será assinado um termo de doação de materiais para auxílio ao combate aos incêndios pela Organização Não Governamental Brigada 1, entidade sem fins lucrativos que promove o apoio às Unidades de Conservação. Serão repassados 585 capacetes, 490 conjuntos de uniformes (calça e gandola) para combate, 280 protetores auditivos, 960 luvas em couro, 880 perneiras, 910 óculos modelo ampla visão, 500 cantis, 495 coturnos, 408 apitos e 15 sopradores costais.


Os equipamentos foram adquiridos pela Brigada 1 com recursos doados pela Empresa Anglo American Minério de Ferro do Brasil S/A. Os materiais doados serão destinados ao IEF para uso nas unidades de conservação estaduais, especialmente para as localizadas nas regiões Alto Médio São Francisco, Norte e Jequitinhonha.


A Força Tarefa Previncêndio foi instituída em 2005 e reformulada em 2012 por meio do Decreto 45.960. É uma importante articulação do Governo de Minas Gerais para prevenir e combater os incêndios florestais. Sob coordenação geral da Semad, a Força Tarefa é composta, também, pelo IEF, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O principal objetivo da Força Tarefa é promover ações de prevenção e combate aos incêndios florestais nas unidades de conservação estaduais e seu entorno e em áreas de relevante interesse ecológico, a fim de proteger e preservar os recursos naturais da flora e da fauna.


Seminário

Dentro da programação do seminário, serão tratados temas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), sua importância e particularidades. Instituído em 2012, o registro público, eletrônico e de abrangência nacional advém do Novo Código Florestal. Sua finalidade é integrar as informações ambientais de propriedades e posses rurais, compondo um extenso banco de dados para controle, monitoramento, planejamento e combate ao desmatamento. Com ele, é possível a elaboração de um diagnóstico da situação florestal do estado, ajudando a definir áreas prioritárias para a recuperação.


A programação também irá tratar do Programa de Regularização Ambiental (PRA), que permite a proprietários e posseiros de imóveis rurais que possuem pendências com os órgãos ambientais, como as áreas de Reserva Legal que precisam ser regularizadas ou recuperadas, regularizarem sua situação junto ao Estado. O programa ajudará os interessados em dar melhor tratamento a sua propriedade, por exemplo, recuperando ou recompondo nascentes e Área de Preservação Permanente (APPs) e incentivando a adesão aos programas de fomento florestal oferecidos pelo IEF.


A questão das mudanças climáticas também será abordada no Seminário, com enfoque na Restauração Ecológica com a palestra de Felipe Nunes, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Atualmente, a Feam trabalha com o Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais (PEMC). A ferramenta traz estratégias regionalizadas para minimizar os impactos das emissões dos gases de efeito estufa. Para encerrar, a Gerência de Incentivos Econômicos à Sustentabilidade do IEF trará uma palestra sobre a Política Estadual de Serviços Ambientais.


Confira, aqui, a programação completa


Corredor Ecológico entre fragmentos de Mata Atlântica no Leste de MG


Os integrantes do Comitê Gestor do Corredor Ecológico Sossego Caratinga coordenará as ações para conservação da área que foi criada em 2014, pelo Decreto Estadual nº 397/2014 e é fruto de uma parceria entre o IEF e a Fundação Biodiversitas.


É a primeira área do tipo em Minas Gerais reconhecida oficialmente. O objetivo principal é promover a conexão de áreas da Mata Atlântica da região, tendo como eixo de ligação as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Mata do Sossego, em Simonésia, e Feliciano Miguel Abdala, em Caratinga.


O projeto prevê ações em uma área de 66.424,5607 hectares, que está inserida em sete municípios: Caratinga, Simonésia, Manhuaçu, Ipanema, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas e Piedade de Caratinga. O principal objetivo do projeto é priorizar e unificar investimentos e esforços para a conservação e recuperação dessas áreas.


A primeira proposta para delimitação do Corredor foi realizada em 2004, pela Fundação Biodiversitas, a partir de estudos sobre os remanescentes da região. A região está inserida no bioma Mata Atlântica e abriga rica biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas, em especial o Muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxantus), considerado criticamente ameaçada de extinção.

 

Ascom/Sisema

Álvaro Castro

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades