Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Triângulo Mineiro ganha primeiro Parque Estadual

PDFImprimirE-mail

O primeiro Parque estadual localizado no Triângulo Mineiro, o Pau Furado, foi criado no dia 27 de janeiro, com a publicação do decreto no “Minas Gerais”. Localizado nos municípios de Uberlândia e Araguari, o Parque abriga importantes remanescentes do bioma cerrado em seus 2,2 mil hectares e será administrado pelo IEF.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) tem priorizado a conservação no Triângulo, uma das regiões do Estado mais atingidas pelo desmatamento ao longo dos anos.

O diretor de Biodiversidade do IEF, Célio Murilo de Carvalho Valle, observa que a região possui terras altamente férteis e o interesse econômico sempre foi privilegiado em detrimento da conservação do patrimônio natural: “No mapa de unidades de conservação de Minas Gerais, o Triângulo é a região do Estado com representatividade quase nula”, afirma.

Para ele, “a criação do Pau Furado é um passo para a recuperação e a preservação do patrimônio natural da região, pois cada segmento de cerrado preservado, ainda que pequeno, é muito valioso para a biodiversidade”.

Os recursos para implantação do Parque são provenientes de medidas de compensação ambiental decorrentes do licenciamento das duas usinas hidrelétricas do consórcio Capim Branco Energia (CCBE).

Minas Gerais tem, hoje, 27 Parques Estaduais com um total de 331 mil hectares protegidos.

 

Fonte: Ascom Sisema                                                                                                       01/02/2007

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades