Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Concurso de desenho estimula alunos a demonstrarem conhecimentos sobre a Gruta Rei do Mato

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Evandro Rodney

Monumento Natural Estadual Rei do Mato - Foto Evandro Rodney 69 Dentro

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato comemora no próximo mês de agosto 10 anos de criação 

 

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, está com inscrições abertas para um concurso de desenhos voltado para alunos de Escolas da rede pública do município. A atividade é exclusiva para crianças que estejam cursando entre o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental e que já tenham participado de o Projeto “Conhecer para valorizar e preservar”.
 
O tema dos desenhos é o próprio Monumento Natural Gruta Rei Do Mato, seus atrativos e sua história. Os alunos deverão se inspirar naquilo que mais chamou a sua atenção durante a visita feita ao Monumento Natural Gruta Rei do Mato, buscando retratar aquilo que viu e que mostra a beleza da natureza local.
 
Os desenhos deverão ser entregues até o dia 27 de julho, na sede da unidade de conservação: BR 040, km 472, bairro Universitário, Sete Lagoas, Minas Gerais. Cada escola pode se organizar, receber os desenhos dos alunos e entregar de uma só vez todos os desenhos. A inscrição é gratuita.
 
O trabalho deverá ser feito em uma única folha de papel branco, no formato A4, identificado em seu verso, com o nome do aluno, a idade, o nome da escola, o nome da professora responsável, o ano escolar que está cursando e o endereço e telefone para contato. O desenho deverá ser feito em lápis grafite ou colorido. Caberá ao participante todos os custos dos materiais utilizados para confecção. Para participar da competição, os desenhos deverão ser elaborados com técnica livre e manual, não podendo ser impresso.
 
O desenho deverá ser individualmente produzido pelo participante sem o auxílio de terceiros, deverão ser inéditos e sem a representação de cópia ou modelo pronto. Caberá à comissão organizadora e ao júri oficial definir trabalhos não apropriados para a competição. O desenho não deve ser dobrado ou enrolado, de forma a não danificar a obra.
 
A avaliação será feita no período de 28 de julho a 19 de agosto de 2019 por uma comissão julgadora, composta por membros do Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, sem ônus, designados pela comissão organizadora, que avaliará os trabalhos e elegerá os cinco vencedores, conforme os critérios de avaliação: criatividade; originalidade; comunicabilidade; qualidade.
 
Cada aluno poderá concorrer com apenas um desenho e o resultado será divulgado até o dia 20 de agosto na sede administrativa do Monumento Natural Gruta Rei do Mato e suas respectivas redes sociais. As escolas com os alunos vencedores também serão informadas. A premiação para os cinco primeiros colocados será entregue no dia 25 de agosto durante o evento solene de comemoração dos 10 anos de criação do Monumento Natural.
 
Clique aqui para acessar o regulamento do Concurso de Desenhos do Monumento Natural Gruta Rei do Mato.
 
Gruta Rei do Mato
 
O Monumento Natural Gruta Rei do Mato foi criado em 25 de agosto de 2009 e, em 2019 celebrará 10 anos desde sua criação. Entre as atividades previstas estão a realização de caminhada ecológica, plantio de mudas, e abertura da exposição da história da gruta Rei do Mato, no dia 24 de agosto de 2019, além de uma grande solenidade no dia 25 de agosto. A unidade de conservação contará com várias atrações como homenagens, espetáculos teatrais e de dança, além de apresentações institucionais e premiação de concursos.
 
O Projeto “Conhecer para valorizar e preservar” leva à unidade de conservação alunos das Escolas de Sete Lagoas para conhecer a Gruta Rei do Mato, sua história e as belezas naturais. As crianças também participam de atividades de educação ambiental promovidas pela equipe do Monumento Natural.
 
Recentemente, a Gruta Rei do Mato ganhou nova iluminação, juntamente com as grutas que integram a Rota Lund, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O novo projeto de iluminação, com refletores de led e luz branca, garante mais conforto ao turista e melhor conservação das cavidades naturais. Além dela, integram a Rota, as grutas da Lapinha, em Lagoa Santa, no Parque Estadual do Sumidouro; e a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo, no Monumento Natural Estadual Peter Lund.
 
O projeto substituiu os antigos pontos de luz colorida que alteravam a coloração da rocha durante as visitas e já vinha apresentando problemas, com recorrentes apagões. As três grutas já chegaram a ter, inclusive, iluminação com lâmpadas incandescentes, que provocavam elevação da temperatura interna da caverna, tornavam o passeio desconfortável e contribuíam para a formação de fungos na rocha.
 
A nova iluminação com luz branca traz, além da eficiência e economia da lâmpada led, possibilita ao visitante uma melhor apreciação durante o passeio devido à claridade natural. A mudança permite ao turista ver com mais precisão os detalhes da gruta e das formações rochosas.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades