Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Diretor-geral do IEF acompanha visita de gestores da pasta de Infraestrutura de MG

PDFImprimirE-mail

 

Fotos: Divulgação Setop

VisitaIbitipoca dentro

O secretário de Transporte e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, foi acompanhado pelo diretor-geral do IEF, Antônio Malard

 

O Parque Estadual do Ibitipoca é a primeira unidade de conservação da lista com maior potencial para ser contemplada dentro do Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc), lançado em abril pelo Governo do Estado. Já de olho nessa potencialidade, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) apresentou a infraestrutura e a especificidades da unidade ao secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, e ao diretor-geral do DEER-MG, Fabrício Sampaio em visita técnica realizada na última sexta-feira, 14 de julho. O encontro segue a nova gestão adotada pela Setop que prevê a busca de alternativas e soluções a partir da observação, in loco, das demandas da área em todo o estado.

 

A apresentação foi feita pelo diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard e pela gerente do parque, a engenheira florestal Clarice Lantelme. Também estiveram na visita ao Ibitipoca o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, e o prefeito de Lima Duarte, Geraldo de Souza. O Parque Estadual do Ibitipoca está localizado nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata.  A unidade, uma das mais visitadas de Minas, abriga mirantes, grutas, piscinas naturais e cachoeiras, além de espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda e o lobo-guará.

 

Na ocasião da visita, o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, destacou a importância do Ibitipoca para Minas Gerais e os propósitos da visita. “A Setop é nossa parceira no Programa de Concessão de Parques Estaduais e realizar esse tipo de visita é muito importante para que o parceira também conhecer as potencialidades e demandas da região”, disse Malard. Segundo ele, a Setop também vai estudar formas de viabilizar a melhoria da estrada que dá acesso ao parque.

 

VisitaIbitipoca Setop2 Dentro

Visita técnica ao Parque Estadual do Ibitipoca avalia potencialidades da primeira UC a ser contemplada pelo Programa de Concessoes de Parques (Parc)

 

Já a gerente do parque chamou a atenção para os atrativos naturais da unidade e também seu papel de preservação. “Temos aqui uma preciosa área protegida. É um lugar muito querido, visitado por turistas de todo o mundo e que possui enorme potencial turístico”, afirmou Clarice. “Ficamos muito satisfeitos com esse contato direto, para conhecer a realidade do parque, de perto”, completou.

 

O objetivo do Parc é promover, por meio de parcerias com o setor privado, a gestão dos serviços prestados aos visitantes, com maior qualidade e especialização. Assim, serão oferecidos nas unidades de conservação do estado meios de hospedagem, venda de alimentos e bebidas, atividades de lazer e aventura e venda de souvenires.

 

As medidas garantirão aumento no número de usuários e incentivo ao turismo. Um comitê executivo foi criado pelas secretarias envolvidas na iniciativa -  Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Transportes e Obras Públicas, e de Cultura e Turismo, além do Instituto Estadual de Florestas (IEF) - para determinar as regras para o desenvolvimento do programa.

 

Minas Gerais possui um dos maiores Sistemas Estaduais de Unidades de Conservação (Seuc) do país, composto por um total de 94 unidades de conservação, totalizando aproximadamente 3,5 milhões de hectares de áreas protegidas. Atualmente, a gestão é feita exclusivamente pelo poder público, bem como a destinação dos recursos para operação e manutenção dessas reservas ambientais.


Ascom/Setop e Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades