Integrantes de Conselho da APA Parque Fernão Dias tomam posse em Contagem

Fotos: Emerson Gomes

foto 02 posse APA Fernão Dias - 17052019 Dentro2

O gerente da APA Parque Fernão Dias, Marcus Vinícius de Freitas, apresentou os detalhes da unidade de conservação que abriga quatro  cursos d´água em seu interior

Os 18 integrantes do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 17 de maio, para o mandato no biênio 2019-2021. Eles terão a missão de integrar o espaço de intermediação das demandas entre a unidade de conservação e a sociedade.

A solenidade de posse aconteceu no auditório do Colégio Santo Agostinho, em Contagem. O conselho é composto por representantes de instituições públicas e da sociedade civil que têm relação com o cotidiano da reserva ambiental. No caso da APA Parque Fernão Dias são 18 integrantes, entre titulares e suplentes.

O gerente da APA, Marcus Vinícius de Freitas, explicou que o Conselho é um fórum para a construção de consenso de gestão de possíveis conflitos. “São inúmeras as atribuições dos conselheiros e a primeira delas será a elaboração de um regimento interno”, afirmou.

Ainda na solenidade de posse, o supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Metropolitana do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ronaldo José Ferreira Magalhães, observou que o trabalho do conselheiro merece todo o cuidado. “Esperamos que a sociedade se aproprie da unidade de conservação e faça dela um espaço seu”, afirmou. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) é o órgão responsável pela gestão da APA Parque Fernão Dias.

Já o secretário municipal de Meio Ambiente de Contagem, Wagner Damato, afirmou que uma nova unidade de conservação vizinha à APA será criada, provavelmente ainda em 2019: o Parque Natural Nascentes do Sarandi. “O espaço contará com estrutura para capacitações e elaboração de projetos e desenvolverá um trabalho integrado que estará à disposição do IEF para alavancar os resultados”, destacou.

Outra presença na solenidade de posse foi a da deputada estadual Marília Campos que também é integrante do Conselho. Ela é a autora do Projeto de Lei que, em 2016, deu origem à APA. “Foram muitos debates com o Governo, com lideranças ambientais, sempre com a preocupação de preservar a área para os municípios de Betim e Contagem”, afirmou. “Nós já frequentamos a área que faz parte da nossa história”, completou.

Conselheiros

foto 03 posse APA Fernão Dias - 17052019 Dentro1

O representante do Sindagua, Adilson Ramos, assina o livro de posse durante a solenidade

Morador de Contagem, o integrante do Conselho Consultivo da APA Parque Fernão Dias e representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (Sindágua), Adilson Ramos, teve na área um espaço de lazer na infância. “Além de proteção do recurso natural, a criação da reserva é uma forma de preservar o meio ambiente e vamos conseguir retomar e reconstruir o espaço”, afirmou. “Acredito que vamos fazer um bom trabalho”, completa.

Já o representante do Colégio Santo Agostinho, que também tomou posse no Conselho, Moacir Alves Moreira, observou que a escola abraçou o Parque (APA Parque Fernão Dias). “Após um contato com a deputada Marília Campos, criamos projetos como mutirão de limpeza, pintura da fachada, sempre com a participação dos alunos”, destaca. Professor de ciências do ensino fundamental, Moreira afirma que o Conselho é um espaço democrático e a escola abraçou a ideia.

A APA

A Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias tem uma área de 98, 54 hectares e perímetro de 4.668,91 hectares e está localizada nos municípios de Betim e Contagem. Ela abriga quatro cursos d´água em seu interior.

Entre as espécies da flora encontradas no local estão o Ipê Amarelo, símbolo do Brasil e o Jacarandá da Bahia, espécie ameaçada de extinção. Também é possível observar espécies da fauna como as aves Anambé Branca do Rabo Preto, o Gavião Caboclo e o Cuitelo, esse último também uma espécie ameaçada. “Numa área urbana, a presença dessas espécies raras chama atenção”, observa o gerente da APA, Marcus Vinícius de Freitas.

A APA é uma unidade de conservação de uso sustentável que permite o uso maior de seus recursos. “São áreas mais extensas geralmente, como a APA Sul, por exemplo, na qual existem 13 municípios”, explica Marcus Vinícius. “Já a APA Parque Fernão Dias é uma unidade de conservação menor”, completa.

Emerson Gomes