Projeto Ecofolia no Parque Estadual Mata do Limoeiro está com inscrições abertas

Foto:Divulgação IEF

Ecofolia

Grupo de voluntários que atua no Ecofolia forma uma rede atuante em outros eventos ao longo do ano

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão gestor do Parque Estadual Mata do Limoeiro, está com inscrições abertas para estudantes interessados em participar do Projeto Ecofolia. Em sua 6ª edição, o Projeto conta com a participação de 30 estudantes universitários, previamente inscritos, para a realização de ações na sede do Parque e em comunidades do entorno no período de carnaval, tendo como público alvo turistas e moradores locais.

O Projeto tem o apoio de diversas entidades, moradores do entorno, autoridades governamentais, de segurança, de ensino de nível superior, pesquisadores, grupos de comunicação, entidades comerciais e empresariais e atores de diversos segmentos sociais. O principal objetivo é envolver o público com o Parque possibilitando o fortalecimento deste contato. Nesta edição, os estudantes trabalharão com o tema: Água e Comunidades.

Serão desenvolvidas palestras; oficinas de reciclagem e artesanato; roda de Conversa; caminhada noturna; oficina de produção de máscaras com material reciclado; trilha dos sentidos; plantio de mudas; homenagens a moradores locais envolvidos com a proteção do Parque; atividade de conscientização e educação ambiental na Cachoeira da Boa Vista; dinâmicas envolvendo as comunidades e visitantes e uma trilha noturna.

O Projeto Ecofolia já foi reconhecido por diversos parceiros e instituições como um importante projeto executado no período do carnaval, com destaque para:

• Indicação ao Prêmio Hugo Werneck em 2014 na categoria “Melhor Projeto em Mobilização Social;

• Vencedor do Prêmio Hugo Werneck em 2016, na categoria “Melhor Projeto em Educação Ambiental;

• Apresentação do Projeto no I Fórum Internacional de Gestão em Unidade de Conservação, em Brasília/DF;

• Publicação na Revista do Instituto Ipê da Amazônia como uma das 100 melhores Boas Práticas em Unidades de Conservação do Brasil;

• Publicação de cinco artigos científicos nos seguintes eventos científicos, que possibilitam levar o nome do Parque ao meio acadêmico e científico: II Simpósio Interdisciplinar de Ciência Ambiental /USP; 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental/ RJ; VI Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social/BH; IV Congresso Nacional de Educação Ambiental /PB; VI Encontro Nordestino de Biogeografia /PA.

O gerente do Parque, Alex Amaral, acredita que a realização de ações de Educação Ambiental como estas são uma forma responsável de formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais. “O projeto vem crescendo a cada ano e envolvendo cada vez mais participantes, com isso, podemos aprimorar ainda mais nossa luta pela conservação e preservação dos recursos naturais e da sustentabilidade”, frisou.

Alex Amaral também acredita que as ações da 6º Edição Projeto Ecofolia serão uma oportunidade de aproximar ainda mais o Parque das comunidades do entorno, promovendo o fortalecimento das relações em benefício da inclusão e, com isso, proporcionar um espaço para todos e em prol da proteção da biodiversidade. “A presença dos estudantes durante os dias do feriado de carnaval contribui para a formação de um grupo diversificado, de várias instituições de ensino de todo país e isso favorece a divulgação do Parque, além de criar uma corrente de voluntariado nos outros projetos realizados pelo Parque durante todo o ano, proporcionando também aos participantes a oportunidade de contato com uma área natural”, disse.

Nesta edição o Projeto contará com o apoio da Empresa Vale S.A., da Pulsar, do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Santo Antônio, do Ministério Público de Minas Gerais, da Negrito Comunicação, da Prefeitura Municipal de Itabira e do UP Grande Solar Engenharia.

As inscrições para participação já estão abertas e vão até o dia 25 de janeiro. Os interessados em participar do Projeto como voluntários deverão solicitar pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. o formulário de inscrição.

Os apoiadores do Projeto fornecerão alimentação e estadia a todos os voluntários durante os cinco dias de realização do Projeto.

Wilma Gomes