Núcleo do IEF em Poços de Caldas tem novo endereço

Foto: Divulgação IEF

Interior3

O Núcleo de Apoio Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF), em Poços de Caldas, está de endereço novo e agora com sede própria. A unidade é responsável pelo atendimento ao cidadão nos serviços oferecidos pela autarquia do Governo de Minas Gerais e está instalada na cidade do Sul de Minas Gerais há quase 40 anos.

O endereço do Núcleo agora é na avenida José Remigio Prezia, nº 1637, mesmo local do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), que cedeu o espaço, e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “Antes ocupávamos locais alugados e agora teremos grande economia com a utilização de uma edificação que já é do Estado”, explica o supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Sul do IEF, Amilton Ferri Vasconcelos. A URFBio do Sul de Minas pertence ao Núcleo de Poços de Caldas.

No local, o cidadão poderá realizar serviços como solicitações para intervenções ambientais, cadastro e controle de Declaração de Colheita e Comercialização (DCC), autorização para queima controlada, além de análise, aprovação e auditoria dos Planos de Auto Suprimento (PAS). Também é possível resolver questões ligadas à gestão da fauna, como pedir orientações e acertar a entrega voluntária de espécimes.

O Núcleo é ainda ponto de apoio para as unidades do IEF localizadas no Sul do Estado, que oferecem atendimento a 149 municípios. Além dele, existem outros quatro núcleos (em Caxambu, Pouso Alegre, Passos e Lavras) e a URFBio que está sediada em Varginha. O Regional possui ainda 11 Agências de Florestas e Biodiversidade, cinco viveiros de produção de mudas e cinco unidades de conservação: os Parques Estaduais da Serra do Papagaio, da Serra da Boa Esperança e de Nova Baden e as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Rio Machado e Fernão Dias.

Emerson Gomes