Fórum de Educação Ambiental reúne 400 pessoas na Zona da Mata Mineira

Foto: divulgação IEF

Forea2 2018

Cerca de 400 pessoas participaram do Forea na Zona da Mata

Cerca de 400 pessoas de 14 municípios mineiros participaram do XXVI Fórum Regional de Educação Ambiental (Forea). O evento, realizado nos dias 14 e 15 de junho, em São Sebastião da Vargem Alegre, Zona da Mata Mineira, reuniu programação extensa sobre gestão de resíduos sólidos urbanos e de recursos hídricos. O Fórum é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-MG Zona da Mata), da Prefeitura Municipal de São Sebastião da Vargem Alegre e outras instituições.
Na programação, temas como coleta seletiva, arte feita de recicláveis, jardinagem, separação do lixo rural e urbano, além de práticas ambientais para aumento da oferta de água em propriedades rurais e para conservação de recursos hídricos estiveram em pauta. Também foi ministrada palestra sobre vantagens e desvantagens da produção do café orgânico.

Durante o Fórum foi também realizado o Encontro de Gestores Municipais da Zona da Mata e a exposição “Saberes da Mata Atlântica”, que buscou o diálogo entre cientistas e a sociedade, popularizando o conhecimento científico. A ação direcionada a alunos do ensino médio teve o objetivo de valorizar a sabedoria popular e buscar soluções conjuntas para os desafios socioambientais.

Paralelo ao evento aconteceu o ForEA mirim, realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com a participação de alunos do ensino fundamental e de escolas do município sede do Fórum.

O coordenador do evento e analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Renato Gomes, explicou que ainda no mês de julho próximo, será apresentado um documento final com as ações priorizadas para implementação no Pós ForEA pelos municípios e instituições parceiras.

Os próximos Encontros de Educação Ambiental serão realizados nos dias 28 e 29 de junho, em Fervedouro (27º ForEA), e nos dias 5 e 6 de julho, em Simonésia (28º ForEA). Para 2019, foi aprovada pela coordenação Regional do ForEA a realização do Fórum nos municípios de Rosário da Limeira e São Geraldo.

Foto: Divulgação IEF

Forea4 2018

Dois servidores do IEF receberam o diploma de Mérito Florestal

Durante o Fórum, dois servidores do IEF foram homenageados com o Diploma de Mérito Florestal. Receberam o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao meio ambiente a secretária do Regional do IEF, Maria Donizete Ribeiro, no nível regional, e o analista ambiental da diretoria de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Vergilius Maro Clemente, e no nível estadual.

Milene Duque