Triângulo ganha opção de lazer com reabertura de Parque do Pau Furado

Foto: Evandro Rodney

Pau Furado 02 - Evandro Rodney 1

O Parque Estadual do Pau Furado possui lindas cachoeiras

O Parque Estadual do Pau Furado, uma das mais importantes unidades de conservação do Triângulo Mineiro, foi reaberto à visitação no dia 3 de junho. A reabertura fez parte das programações da Semana do Meio Ambiente no interior do Estado. O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, mas em Minas a data foi celebrada durante toda a semana, com atrações ocorrendo em mais de 100 cidades. A reabertura da reserva ambiental em Uberlândia reuniu cerca de 200 pessoas.

O gerente do Parque, Leonardo Massamitsu Ogusuku, explica que a redução no número de funcionários exigiu a interrupção temporária no atendimento aos visitantes. “Por enquanto apenas a trilha da Cachoeira do Marimbondo está liberada à visitação, mas até o fim do ano as demais atrações serão reabertas”, explica. O Parque estava fechado desde outubro de 2016.

A Unidade de Conservação fica aberta ao público de terça a domingo e feriados, de 8h às 16h. A entrada de visitantes é até 15h. De terça a sexta-feira, o atendimento é realizado exclusivamente por agendamento prévio. Aos sábados, domingos e feriados o Parque atende ao público em geral, sem necessidade de agendamento. O número de visitantes está limitado a 150 pessoas por dia. O telefone de contato é (34) 3232-5622.

Atualmente, o Parque Estadual do Pau Furado conta com uma equipe de funcionários que executam atividades administrativas, recepção aos visitantes, contato com as comunidades do entorno, fiscalização, prevenção a incêndios florestais, dentre outras.

Uma das grandes preocupações nessa época do ano são os incêndios florestais. Leonardo Ogusuku lembra que em 2017, um grande incêndio atingiu o parque e demorou 5 dias para ser extinto, exigindo os esforços de cerca de 50 pessoas diariamente. “Para este ano, estamos alinhados com o Corpo de Bombeiros, que estão realizando treinamentos aqui no Parque. Em breve, todos os funcionários também serão treinados, junto com os voluntários da região”, afirma. O incêndio de 2017 foi detectado por um morador vizinho do Parque que avisou a gerência sobre o fogo.

O Parque Estadual do Pau Furado foi criado em 2007, possui 2,2 mil hectares de área e está localizado nos municípios de Uberlândia e Araguari. Abriga importantes remanescentes do Bioma Cerrado. É a primeira unidade de conservação da categoria localizada no Triângulo Mineiro. Os recursos para implantação do Parque foram provenientes de medidas de compensação ambiental decorrentes do licenciamento de duas usinas hidrelétricas do consórcio Capim Branco Energia.

Foto: Divulgação/IEF

Pau Furado 02 - Divulgação IEF

Aconteceram atividades infantis na reabertura do parque

Comemorações

A solenidade de reabertura do Parque Estadual do Pau Furado marcou o início das comemorações da Semana do Meio Ambiente em Uberlândia. Durante o dia 3, várias atividades movimentaram a sede da unidade de conservação. “Tivemos atividades na sede voltadas para as crianças, pula-pula, oficinas culturais, contação de histórias e os pais foram para a trilha do córrego do marimbondo numa caminhada de 2,3 km”, conta Leonardo Ogusuku.

Durante a semana, até o dia 9 de junho, diversas atividades aconteceram por toda Uberlândia e no próprio Parque. “Na quinta, 7, recebemos na sede uma turma de alunos da Universidade Federal de Uberlândia, do curso de Engenharia Florestal, para uma aula prática de gestão de unidades de conservação e dendrologia (um dos ramos da botânica)”, afirma.

Leonardo Ogusuku lembra ainda que a reabertura do Parque teve a participação inestimável de parceiros da região como o 36º Batalhão do Exército Brasileiro, Prefeitura e Câmara Municipal de Uberlândia, Instituto Alexa, Uberlândia Refrescos, Limpebrás, Seguradora Porto Seguro e Praia Clube. “Nos ajudaram em inúmeras ações como roçada e capina, fabricação de novas placas, doações de equipamentos, divulgação, dentre outras”, afirma.

Emerson Gomes