Parceria entre IEF e Fucam promove recuperação ambiental no Norte de Minas

Foto: Divulgação IEF

FucamIEF2

A parceria prevê também ações integradas de educação e meio ambiente

Ações de educação ambiental e de recuperação de áreas degradadas estão previstas para ocorrer nos municípios de Juvenília e Januária, no Norte de Minas, por meio de uma nova parceria desenvolvida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O trabalho conjunto será realizado com a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), instituição vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), e prevê a construção de um viveiro na sede da fundação, com dez mil mudas, além de ações integradas de educação e meio ambiente.

As primeiras atividades já ocorreram em Juvenília, com servidores do Escritório Regional do IEF e alunos do curso técnico em Agropecuária da Fundação Caio Martins, além de estudantes de escolas públicas da região. Durante o trabalho, eles foram orientados a respeito do processo de produção de mudas florestais e sobre a proteção delas. A ação proporcionou, também, o alinhamento de conhecimentos teóricos e práticos voltados para a sustentabilidade.

Segundo o coordenador Regional de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, José Vanderval Melo Júnior, as mudas já têm destino certo e serão utilizadas em Áreas de Preservação Permanente (APP), na recuperação de pequenos riachos da região e, ainda, para plantio em um terreno de 217 hectares no município de Juvenília”, disse.

Vanderval Melo ressaltou que a efetivação de boas parcerias, em que cada membro contribui com sua qualificação, sempre rendem bons frutos. “No caso da parceria com a Fucam, o IEF entra com as ações de fomento à regeneração de áreas degradadas (reflorestamentos e preservação de nascentes), à aquicultura (criação de peixes e camarões) e à educação ambiental junto a jovens e crianças da Fundação. O trabalho prevê ainda o compartilhamento de conhecimento técnico feito por profissionais qualificados. A Fucam contribui com o apoio pedagógico. “Certamente essa Parceria colherá excelentes frutos para o meio ambiente”, disse.

O espaço da fazenda do Centro Educacional da Fucam, em Juvenília, onde as atividades estão sendo desenvolvidas,conta com horticultura, bovinocultura, fruticultura, suinocultura e avicultura.

Foto: Divulgação IEF

FucamIEF3

Alunos do curso técnico em Agropecuária, da Fundação Caio Martins, iniciaram a construção de um viveiro na sede da Fundação.

Outras ações de educação ambiental, atualmente em fase de planejamento, serão desenvolvidas também nos municípios de Januária e São Francisco. Em Juvenília, existe também a proposta de criação de um curso técnico em Aquicultura e, futuramente, a criação de peixe e camarão.

Fucam

Fundada em 1948, pelo Coronel Manoel José de Almeida, brasileiro nascido em 1912 na cidade de Januária (MG), a Fucam contribui para um futuro melhor para crianças e jovens brasileiros. O Coronel Almeida, como ficou mais conhecido, explorou o sertão de Minas Gerais junto aos bandeirantes e implantou seis centros educacionais nas cidades de Buritizeiro (MG), Esmeraldas (MG), Januária (MG), Juvenília (MG), Riachinho (MG) e São Francisco (MG).

A educação em Juvenília iniciou-se após a visita do Coronel Manoel à Montalvânia. Ele fundou a escola com o objetivo de atender às necessidades locais dos filhos de lavradores e pequenos agricultores das zonas rurais. Essa escola foi formada à margem direita do Rio Carinhanha na Fazenda Bom Sucesso, hoje Juvenília, pela sua posição geográfica e por se tratar de terras de propriedade públicas.

A Fucam, ao longo dos seus 70 anos, formou mais de 80 mil alunos, de modo a facilitar o aprendizado dos jovens nas comunidades onde atuam. Entre os diversos ensinamentos da instituição têm destaque as práticas de preservação ambiental.

Ângela Almeida