População conhece detalhes da criação de Parque no Norte de Minas

Audiência Botumirim8

A proposta do Governo de Minas de criar uma unidade de conservação no Norte do Estado – o Parque Estadual do Botumirim – foi debatida junto à população dos municípios de Botumirim e Bocaiúva, durante a realização de audiências públicas nessa sexta-feira, 13, e sábado, 14 de abril. Informações sobre a área proposta para demarcação da reserva foram apresentadas por técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) a um público de mais de 200 pessoas, incluindo moradores, autoridades e entidades de classe.

A implantação do Parque Estadual do Botumirim foi anunciada em março pelo Governador Fernando Pimentel, dentro de um pacote de outras cinco unidades de conservação a serem criadas no território mineiro. Nesses primeiros encontros para diálogo com a população, os técnicos esclareceram aos moradores sobre quem pode ter suas propriedades inseridas na reserva do Norte de Minas, entre outros aspectos referentes à criação.

A primeira reunião de consulta pública ocorreu em Lajes, na Zona Rural de Bocaiúva, e reuniu 71 pessoas. A segunda foi realizada em Botumirim e teve público de 139 participantes. Entre os encaminhamentos resultantes dos encontros, o gerente de criação de Unidades de Conservação do IEF, Paulo Fernandes Scheid, destaca a criação de um Grupo de Trabalho com integrantes dos moradores das duas cidades e do IEF. “O grupo vai tratar de aspectos da regularização fundiária da área e a revisão dos limites do Parque”, explica.

Audiência Bocaiuva2

Em Bocaiúva a audiência contou com a participação de 71 pessoas

DOCUMENTO FINAL

Após as consultas, o IEF irá avaliar todas as sugestões, críticas e contribuições coletadas. O material, segundo Paulo Scheid, será incorporado aos estudos técnicos feitos pela equipe do Instituto, consolidando então o documento final, que será encaminhado ao Governador Fernando Pimentel para posterior publicação da criação da unidade de conservação.

Presente às reuniões, o secretário de Estado de Meio Ambiente da Prefeitura de Botumirim, Hilton Barroso Oliveira Filho, destacou o trabalho de esclarecimento realizado pelo IEF. “A presença e o interesse das pessoas foram grandes. Os técnicos do Instituto explicaram bem os detalhes, informando quem será atingido, quem não será, diminuindo assim os temores”, afirmou”, disse. Ele afirmou ainda que “a pasta municipal é a favor (da criação do Parque), desde que não exista prejuízo para as pessoas.

Audiência Botumirim16
A população de Botumirim participou ativamente da audiência

Já a professora aposentada e militante da causa ambiental em Botumirim, Maria Aurea Oliveira de Moraes, acredita que a criação do Parque é importante para o desenvolvimento do município. “Temos cerca de 6,5 mil habitantes, poucas alternativas econômicas e uma unidade de conservação traria opções sustentáveis, além do ICMS Ecológico como renda para a cidade”, observou.

O Parque Estadual de Botumirim tem área proposta de 36.188 hectares e está inserida na Serra do Espinhaço, abrigando importantes afluentes do Rio Jequitinhonha, bem como preservando o rico patrimônio espeleológico e arqueológico da região. A área também abriga a recente redescoberta de uma ave rara, a Rolinha do Planalto (Columbina cyanopis). Dada como extinta pela ciência, ela foi avistada na área. A espécie é endêmica do Cerrado e foi avistada pela última vez em 1941, mas foi reencontrada na região em julho de 2015.

Emerson Gomes