Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual da Serra do Papagaio cria ferramenta para controle de visitação

PDFImprimirE-mail

Uma nova ferramenta para registro das visitas ocorridas no Parque Estadual da Serra do Papagaio foi desenvolvida pela equipe da Unidade de Conservação localizada no Sul de Minas. O objetivo do formulário é conhecer mais sobre o perfil do visitante e, com isso, planejar melhor as atividades de monitoramento, estruturação e sinalização das trilhas e atrações do Parque.

 

O visitante poderá fazer o registro de sua visita por meio do formulário  “Nosso objetivo é colher dados quantitativos e qualitativos sobre as visitas feitas, melhorando nossa gestão e nos aproximando dos atores locais”, disse a gerente do parque, Lorena Soares Cardoso Brito.

 

Ela acrescentou que a criação desse registro virtual também levou em consideração a vasta extensão territorial da unidade de conservação. “Com área de 22.917 hectares, o Parque possui várias estradas e atrativos, o que dificulta o controle presencial da visitação. Por isso, pensamos na ferramenta”, argumentou.

 

Foto: Evandro Rodney

Papagaio

Com 22.917 hectartes o PE Serra do Papagaio é importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios.

 

Quem tiver alguma dúvida quanto ao preenchimento do formulário pode entrar em contato com o escritório administrativo do Parque Serra do Papagaio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no número (035) 3341-5404. O visitante pode também deixar seu relato, com sugestões e comentários, pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  .

 

Parque Estadual da Serra do Papagaio

 

Criado em 1998, a Unidade de Conservação está situada nos municípios de Airuoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto e abriga importante remanescente de Mata Atlântica do Estado.

 

Na unidade de conservação, concentram-se as nascentes dos principais rios formadores da Bacia do Rio Grande, responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos do Sul de Minas. Também engloba importantes conjuntos montanhosos das Serras do Garrafão e do Papagaio, apresentando cerca de 50% da área com declividade acentuada e altitudes acima de 1.800 metros. As encostas mais elevadas localizam-se no Sul (Morro da Mitra do Bispo, com 2.149 m) e ao Sudoeste (Pico do Bandeira, com 2.357m na Serra do Papagaio).

 

O Parque se interliga, geograficamente, com a porção Norte do Parque Nacional do Itatiaia, permitindo uma proteção mais efetiva da flora e da fauna, por compor um conjunto montanhoso contínuo, legalmente preservado. É uma importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças à riqueza de ambientes e abrigos existentes. Destacam-se o mono carvoeiro, o lobo-guará, o papagaio do peito roxo e a onça parda.

 

Registro de visitação: clique aqui.

 

Milene Duque
Ascom/Sisema 

 
 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades