Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Ave rara é encontrada no Parque Estadual Serra Verde

PDFImprimirE-mail

Mais uma espécie rara foi registrada pela primeira vez no Parque Estadual Serra Verde, localizado na região Norte de Belo Horizonte e próximo à Cidade Administrativa de Minas Gerais. O urutau ou mãe-da-lua, nome científico Nyctibius Griseus, possui hábitos noturnos e tem como principal característica permanecer imóvel para se camuflar.

A ave raramente é vista nos grandes centros urbanos. O mérito do achado foi da equipe de brigadistas, que durante as rondas de prevenção a incêndios florestais avistou o pássaro em uma área remota da unidade de conservação.

Segundo o geógrafo e monitor ambiental do Parque, Miguel Filho, durante a ronda dos brigadistas, um deles o chamou para identificar uma ave diferente que haviam visto. “Ao chegar ao local identifiquei que era um urutau. O curioso é que já fizemos várias trilhas à noite na unidade de conservação e nunca tínhamos avistado a espécie, fomos encontrá-la justamente durante o dia, o que é muito raro”, contou.

O monitor disse também que alguns fatores levam a crer que a espécie não está só de passagem, mas provavelmente habitando a área da unidade. “Por ter sido avistada justamente de dia e pousada em uma árvore, acreditamos que a ave fixou moradia no parque. Isso demonstra a importância de se ter refúgios verdes em áreas urbanas”, acrescenta.

A espécie

O urutau possuiu uma característica única em aves, chamada de “olho mágico”. São duas fendas na pálpebra superior, que permitem que o animal fique imóvel por longos períodos, observando os arredores, mesmo de olho fechado. Ela também utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente.
 
Fonte: Miguel Filho

urutauint

Urutau ou mãe-da-lua (Nyctibius Griseus)
 
As aves dessa espécie medem aproximadamente 35 cm e pesam em torno de 16 gramas. Alimentam-se de insetos noturno, como grandes mariposas, cupins e besouro, que o urutau apanha em pleno voo. Têm o hábito de cantar à noite, e seu canto, que muitos consideram triste, alimenta várias lendas.

O urutau em tupi-guarani significa ave-fantasma e é considerado um animal misterioso. A espécie está muito arraigada à mitologia dos povos indígenas da Amazônia. O seu habitat natural inclui a maioria dos países amazônicos como Bolívia, Peru, Brasil, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname e Guiana Francesa.

Os urutaus levam uma vida solitária, já que quase nunca são vistos em casal, a não ser quando se acasalam ou estão cuidando de sua cria, que abandonam depois de três semanas de nascimento. A ave põe somente um ovo, em cavidades de tocos ou galhos, a poucos metros acima do solo. Este é incubado por cerca de três dias e o filhote permanece no ninho em torno de sete semanas.
Fonte: http://www.wikiaves.com.br

Trilhas no Parque

O Parque Estadual Serra Verde realiza, periodicamente, caminhadas guiadas e temáticas. A próxima será a "Trilha dos Bichos", que acontecerá no dia 11/11, sábado, com horário ainda a definir, e terá como tema justamente a observação de Pássaros. Essa é uma oportunidade para se avistar e registrar algumas das mais de cem espécies que já foram catalogadas na unidade de conservação.

Mais informações sobre as trilhas: clique aqui.
 
Facebook: https://www.facebook.com/meioambienteminasgerais/

Janice Drumond
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades