IEF comemora Dia da Árvore por toda Minas Gerais

As atividades em comemoração ao Dia da Árvore, em 21 de setembro, mobilizam as unidades do interior de Minas Gerais do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Na região Nordeste do Estado, a equipe da Agência Avançada de Divisa Alegre realizará, nesta quinta (21/09), uma atividade com 100 alunos da Escola Municipal de Divisa Alegre.

Os alunos, de 11 a 14 anos, visitarão o viveiro municipal e conhecerão mais sobre recuperação ambiental, sustentabilidade, compostagem, produção de mudas, plantio e agricultura orgânica. Também visitarão a Praça Manoel Deitado para aprender praticas de arborização, paisagismo e sensibilização e, de volta à escola, realizarão um plantio de mudas no pátio.

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, o IEF participa, junto com a prefeitura de plantio de mudas e montagem de estande no centro da cidade. A atividade será realizada com integrantes do Centro de Convivência do Idoso, em uma das principais Unidades de Conservação de Juiz de Fora, o Parque Natural Municipal da Lajinha. Na Creche Municipal Marcelo Moysés Gaio, no bairro Santos Dumont, crianças e funcionários da unidade, servidores da prefeitura e do IEF e parceiros da iniciativa plantarão mudas de espécies arbóreas na instituição.

No coração da cidade, na Praça João Pessoa, em frente ao Cine-Theatro Central, um estande da secretaria, em parceria com o IEF e a Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (Ama/JF) estará disponível para a população, com exposição de sementes de espécies da Mata Atlântica e doação de mudas.

Em Diamantina, na região do Alto Jequitinhonha, o Parque Estadual do Biribiri comemora o Dia da Árvore junto com seu aniversário de 19 anos de criação, que aconteceu no dia 22 de setembro de 1998. No dia 21, haverá exibição do filme educativo na Escola Municipal da Comunidade de Pinheiro, às 8h30. No dia 22, das 9 às 12 horas, moradores do bairro Cidade Nova terão corte de cabelo gratuito e ganharão mudas de espécies nativas na Associação Comunitária. Também haverá exposição de equipamentos usados no combate a incêndios florestais.

Já em Governador Valadares, as equipes do Monumento Natural Pico do Ibituruna e do Escritório Regional Rio Doce do IEF vem realizando atividades de educação ambiental em escolas públicas e creches da cidade desde a segunda (18/09). No Dia da Árvore (21/09), será realizada uma coleta de lixo na área do monumento natural. Na sexta (23/09) e no final de semana será realizada uma “Parada Educativa” na unidade de conservação, com ações de educação ambiental junto aos visitantes.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, também desenvolve atividades durante toda a semana como plantio de árvores com alunos da Escola Estadual Quinta do Sumidouro e da creche da localidade. No dia 22, será realizada a Trilha “Da história a pré-história” e no final de semana, será realizada uma mostra de frutos e sementes. As atividades são gratuitas, mas com vagas limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo telefone 31 3689.8592.

O IEF está presente em boa parte do Estado, por meio das unidades de conservação estaduais, escritórios regionais e agências avançadas. Procure a unidade do Instituto mais próxima e conheça a programação local.

Emerson Gomes