IEF incentiva barraginhas para recuperar reservas hídricas no Nordeste de Minas

Os municípios de Crisólita e Malacacheta, pertencentes ao Vale do Mucuri, na região Nordeste de Minas Gerais, receberam treinamento, na última semana de agosto, para desenvolver o projeto Barraginhas, criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e incentivado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O trabalho busca incentivar a adoção de práticas de conservação de água e solo pelos produtores rurais para, gradativamente, recuperar as reservas hídricas.

No treinamento, técnicos do IEF e das prefeituras de Crisólita e Malacacheta receberam orientações dos profissionais da Embrapa sobre a implantação de barraginhas. As estruturas retêm as enxurradas e favorecem a infiltração da água da chuva no solo. Assim, recarregam o lençol freático, que fica com o nível mais elevado. A tecnologia social, além de aumentar a disponibilidade de água na região, preserva o terreno, já que, ao conter as enxurradas, evita a erosão.

“De volta para as suas regiões, os técnicos farão as mobilizações e os operadores darão início à construção das Barraginhas”, explica a chefe regional do IEF no Nordeste, Janaína Mendonça Pereira. “Avançarão treinando mobilizadores locais e regionais, e também os operadores de máquina treinarão operadores locais e de municípios vizinhos, criando uma rede em todo o regional Nordeste e exportando aos outros gradativamente”, completa.

Linha do tempo

A parceria entre o IEF Nordeste de Minas e o Projeto Barraginhas da Embrapa nasceu da necessidade de implementar práticas de conservação de água e solo para, gradativamente, ir recuperando as reservas hídricas do Vale do Mucuri. “Conheci o projeto Barraginhas há dois anos, com seus impressionantes resultados, e busquei contato com o criador do projeto, Luciano Cordoval”, afirma Janaína Mendonça.

“Logo em seguida, em fevereiro de 2017, aconteceu um evento de desenvolvimento regional coordenado pela Embrapa em Itaobim, com a participação de 350 pessoas procedentes de 30 municípios, dentre eles 13 prefeitos, além de dezenas de lideranças comunitárias, quase uma centena de técnicos desses municípios, do Governo de Minas, de Universidades e ongs, onde o tema principal era água e lá a parceria se tornou física e novos passos começaram a ser dados”, lembra a chefe do IEF no Nordeste mineiro.

Foto: Divulgação IEF
Barraginha 01int
Modelo de barraginha sendo construída

O próximo passo foi agendar uma visita à Embrapa, que ocorreu em maio de 2017, na qual a equipe do regional do IEF, junto com a vice-prefeita de Malacacheta, pôde conhecer um pouco mais do projeto, e já planejaram as próximas etapas. Daí veio a capacitação da equipe de ponta do IEF, que faz as mobilizações da implantação inicial do projeto e de alguns operadores de máquinas municipais, que construirão as Barraginhas em seus municípios.

“Essa iniciativa faz parte da estratégia do IEF Nordeste em promover o desenvolvimento local sustentável dos municípios, sendo a conservação de água e solo um dos pilares para a conservação dos recursos naturais e para a produção rural”, destaca Janaína Mendonça.

Mais informações sobre o Projeto Barraginhas no Nordeste mineiro, especialmente nos municípios de Crisólita e Malacacheta do Mucuri, podem ser encontradas no link clique aqui

Emerson Gomes