IEF participa de Seminário Territorial em Januária

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) participou, nos dias 28 e 29 de junho, do Seminário de Gestão Territorial do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu (MSVP), no Serviço Social do Comércio (Sesc), em Januária. O encontro foi organizado pelo Conselho Consultivo do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu e contou com a participação de diversos órgãos e lideranças regionais.

O objetivo do Seminário foi conscientizar autoridades, setor produtivo e sociedade em geral sobre os impactos ambientais e sobre o uso racional dos meios naturais. No encontro foram apresentadas as ações realizadas na região ao longo desses anos, os dados consolidados de monitoramento e situação no território do Mosaico, tais como, desmatamento, incêndios, licenciamento e acompanhamento de atividades potencialmente poluidoras, além de dados sobre o uso e ocupação do solo ao longo do território do Mosaico a fim de identificar atividades que possam causar danos direta e indiretamente às unidades de conservação.

Segundo a analista ambiental e assistente jurídico do IEF, Yale Bethania Andrade, foram realizados trabalhos em grupo, oficinas, discussão de ideias e opiniões para a construção de um plano norteador de ações e atividades para proteção e monitoramento das Unidades de Conservação e entornos. “Foram ouvidas várias propostas na busca do equilíbrio para proteção ambiental e desenvolvimento econômico da região a fim de gerar novas formas de sustentabilidade e geração de renda”, afirmou.

O Conselho Consultivo do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu é formado por 44 entidades, sendo 22 instituições governamentais e 22 da sociedade civil. Fazem parte representantes de diversas instituições e órgãos públicos como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), WWF Brasil, Fundação pró-natureza (Funatura), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), várias prefeituras da região, cooperativas, associações comunitárias, populações tradicionais, entre outros.

Foto 1 - Serra das Araras560x370

Legenda: Serra das Araras

Mosaico Sertão Veredas Peruaçu

A noção de Mosaico de Áreas Protegidas surgiu com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), instituído pela Lei 9.985/2000. Pensados como ferramentas de gestão, os Mosaicos são conjuntos de unidades de conservação (Parques, Reservas, Áreas de Proteção Ambiental, Florestas Nacionais, etc) e outras áreas protegidas (como terras indígenas e comunidades quilombolas), públicas ou particulares, geograficamente próximas ou sobrepostas.

De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), há atualmente 22 Mosaicos de Áreas Protegidas no país, distribuídos em diferentes biomas e regiões entre iniciativas federais e estaduais. Desde 2011, esses territórios se organizam na Rede de Mosaicos de Áreas Protegidas, buscando fortalecer a atuação dos Mosaicos no país por meio de ações de cooperação e intercâmbio.

O Mosaico Sertão Veredas Peruaçu é um conjunto de áreas protegidas localizadas na margem esquerda do Rio São Francisco, entre as regiões norte e noroeste de Minas Gerais e parte do sudoeste da Bahia. Com área total de 1.783.799 hectares e perímetro de 1.210 km, o Mosaico envolve unidades de conservação ambiental, comunidades tradicionais e a Terra Indígena Xakriabá.

Em Minas Gerais, o Mosaico engloba áreas dos municípios de Formoso, Arinos, Chapada Gaúcha, Urucuia, Cônego Marinho, Januária, Itacarambi, Bonito de Minas, São João das Missões, Miravânia e Manga. Atravessado pelo Rio Carinhanha, o território se estende até parte do município de Cocos, na Bahia.

Wilma Gomes