Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF participa de reunião Iberoamericana de Bosques Modelo no Peru

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) participou, de 13 e 16 de junho, da 29ª Reunião da Rede Iberoamericana de Bosques Modelo (RIABM), em Lima, no Peru, e no Bosque Modelo (BM) de Pichanaki. Com periodicidade anual, o evento reúne membros dos quinze países que compõem a rede e promove a troca de experiências e deliberações para o fortalecimento do mecanismo de gestão territorial.


Na edição realizada no país andino, a autarquia esteve representada por seu diretor geral, João Paulo Melo Rodrigues Sarmento, que, a pedido do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), representou o Brasil na capital peruana, e pelo Gerente de Incentivos Econômicos à Sustentabilidade, Leonardo Diniz Reis Silva.

Na reunião realizada em 13 de junho, na Universidade Nacional Agraria La Molina (UNALM), na região metropolitana de Lima, deliberou-se favoravelmente à proposta do incremento de equidade e igualdade de gênero nas ações promovidas pelos bosques modelo reconhecidos pela RIABM. Foi apresentada, também, a experiência de bosque escola implantados no Bosque Modelo Chocó Andino, no Equador.

Outro aspecto importante deliberado pelos representantes latinoamericanos, caribenhos e espanhóis foi o reconhecimento dos Bosques Modelo Amazonas-Tapajós, compreendido em áreas dos municípios de Aveiro, Belterra e Santarém, no Pará, e Villa Rica, no Peru, como os novos membros da Rede.

A entrada desse bosques na Rede Iberoamericana apresenta oportunidades de intercâmbio de conhecimentos, a geração de capacidades e de trabalho em rede. Para João Paulo Sarmento, “a chegada do Bosque Modelo Amazonas Tapajós à Rede ocorre em um momento em que buscamos direcionar esforços para consolidar a compreensão desse conceito, não só no cotidiano dos servidores do IEF como também no das pessoas que estão inseridas na área de abrangência das experiências mineiras. Assim, a oportunidade de observarmos como ela se dará no Pará pode ser extremamente importante para nossa iniciativa e vice-versa”.

O colegiado também aproveitou a oportunidade para a eleição dos novos presidente e vice, respectivamente, Roger Villalobos, do costarriquenho Centro Agronómico Tropical de Investigação e Ensino, e Laura Arroyo, do Escritório de Bosque Modelo de Porto Rico.

Governança para a Restauração de Paisagens Florestais

A continuidade da visita ao Peru ofereceu aos membros da Rede Iberoamericana a oportunidade de acompanhar experiências de seis de seus países membros (Argentina, Brasil, Costa Rica, Equador, Guatemala e Peru) na restauração de paisagens florestais. Em comum, os representantes destacaram o conceito da restauração de paisagem, conciliando a importância de se equilibrar a conservação dos aspectos naturais com a presença humana na área.

Relatos de transformações durante quase quatro décadas, como a ocorrida em Hojancha, na Costa Rica, e que transformaram um cantão no noroeste do país propiciando aumento da cobertura vegetal e a produção cafeeira sustentável foram destacados.

Em Pichanaki, local da realização do Fórum, os participantes puderam conhecer em campo a Floresta de Proteção Pui Pui, uma área protegida equivalente às de uso sustentável no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza brasileiro e destinada à proteção dos recursos hídricos locais.

 

Foto: Inty Veras / Bosque Modelo Chocó Andino
Visita Peru2
29ª Reunião da Rede Iberoamericana de Bosque Modelo, em 26 de junho, em Lima, Peru


Segundo Sarmento, “é impressionante como se alcança a produção frutícola sustentável nas propriedades do entorno da floresta, mantendo a população nessas áreas, e a conservação desse importante ativo ambiental”. O diretor geral do IEF ainda apontou que essas e as demais experiências com as quais tiveram contato durante essa semana servem de horizonte para algumas ações a serem implementadas pelo IEF.

Bosque Modelo

Os bosques modelo são processos sociais, inclusivos e participativos que procuram o desenvolvimento sustentável de um território e, portanto, contribuem para alcançar objetivos globais de redução da pobreza, mudanças climáticas, luta contra a desertificação e metas de desenvolvimento sustentável.

Atualmente, a Rede Iberoamericana de Bosques Modelo conta com 34 áreas reconhecidas sob esse conceito, dentre as quais se incluem a do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu, desde 2005, e a da Mata Atlântica, desde 2004, ambas localizadas em Minas Gerais.

Leonardo Diniz

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades