Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Dirigentes do Sisema participam de encontro promovido pela SOS Mata Atlântica

PDFImprimirE-mail

O secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, a subsecretária de Fiscalização ambiental, Marília Melo, e o diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Sarmento, participaram, na última sexta-feira (23/06), do III Encontro de Secretários de Meio Ambiente dos Estados da Mata Atlântica, que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e foi promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica.

Na ocasião, representantes dos 17 Estados que possuem em seus territórios o bioma Mata Atlântica fizeram um balanço das ações e projetos de proteção e conservação para os remanescentes florestais do bioma.

Durante o encontro, os representantes de Minas Gerais apresentaram as ações que vem sendo desenvolvidas para coibir o desmatamento ilegal e regenerar a cobertura vegetal do bioma no Estado.

Segundo o secretário-adjunto, o encontro proporcionou uma troca de experiências com os outros Estados e foi também uma oportunidade de dar um retorno à SOS Mata Atlântica das ações que estão sendo desenvolvidas em Minas Gerais. “A partir de agora, faremos mais reuniões de trabalho com a fundação para definições de ações futuras, como por exemplo, o fomento dos planos municipais de Mata Atlântica”, afirmou.

Para o diretor geral do IEF, o encontro é extremamente importante para todos os Estados da Mata Atlântica, é um momento em que se pode trocar experiências e conhecer o que cada um está fazendo para preservar o bioma. “Essa é uma discussão em que Minas jamais pode ficar de fora. É uma oportunidade que temos para conhecer as inciativas de preservação dos outros Estados e apresentar as nossas ações no âmbito do licenciamento, fiscalização e restauração vegetal”, acrescentou.

Crédito: Acervo pessoal
ReuniãoSOSMataAtlntica6
Servidores do Sisema participaram de encontro com SOS Mata Atlântica

Minas avança na recuperação Florestal

Dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, apontam que o desmatamento do bioma caiu 4% no Estado no período 2015-2016 em relação ao período 2014-2015. Comparado aos anos 2011 e 2012, a redução ultrapassa os 30%. Apenas três Estados brasileiros registraram queda neste período. O desmatamento da floresta nativa nos 17 Estados com Mata Atlântica no país cresceu 57%.

Ainda de acordo da Fundação, entre 1985 e 2015, Minas Gerais foi o segundo Estado com maior regeneração do bioma no país, com quase 60 mil hectares de Mata Atlântica recuperados. O Vale do Mucuri é a região de Minas Gerais que teve mais áreas regeneradas.

Operações de fiscalização para coibir o desmatamento ilegal no Estado são realizadas durante todo o ano pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Somente no bioma Mata Atlântica, foram 1.073 ações em 2016 e 2017 e um total de R$31,3 milhões em multas aplicadas.

Os programas de fomento florestal realizadas pelo IEF também são inciativas que o Estado de Minas Gerais vem adotando para recuperar a cobertura vegetal de mata Atlântica no Estado. De 2006 a 2016, as ações de fomento do IEF apoiaram a recuperação de 84,2 mil hectares, tendo sido produzidas cerca de 17,5 milhões de mudas nativas e distribuídas aos produtores rurais. Atualmente, o IEF administra 62 viveiros, com capacidade anual de produção de seis milhões de mudas nativas.

Outra medida para estimular a recuperação da área de Mata Atlântica em Minas é a modernização dos viveiros de produção de mudas do IEF. O projeto de recuperação do bioma, o Promata II, aplicará de cerca de R$ 1,5 milhão que serão destinados às unidades de Leopoldina e Ubá, no Território Mata, Lavras, no Sul, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Janice Drumond
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades