Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual do Rio Preto celebra 23 anos

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual do Rio Preto completa 23 anos nesta quinta (01/06), como um exemplo de interação entre a sociedade e a natureza. A unidade de conservação foi criada em 1994, após a movimentação da comunidade de São Gonçalo do Rio Preto, município onde está localizado. Na época, a demanda da comunidade era proteger o rio Preto, um dos mais importantes afluentes do rio Araçuaí, por sua vez afluente do Rio Jequitinhonha.

São Gonçalo do Rio Preto está localizado próximo de Diamantina e suas terras estão inseridas no complexo da Serra do Espinhaço. O Parque tem uma área de cerca de 12 mil hectares e abriga diversas nascentes, dentre as quais se destaca a do rio Preto. 

Os recursos hídricos foram o que motivaram os moradores de São Gonçalo do Rio Preto a se mobilizar e conseguir, em 1991, que o Rio Preto fosse declarado Rio de Preservação Permanente. Essa ação gerou a necessidade de proteger sua nascente, o que provocou a criação do Parque, em 1994.

“Esse tipo de interação entre a sociedade e a natureza é bem representativa daquilo que defendemos nas unidades de conservação estaduais de Minas”, afirma o diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Sarmento. O IEF é o órgão que administra as quase 100 unidades de conservação que existem em Minas Gerais. “Estamos estimulando as pessoas para que cada vez mais entendam esses espaços como públicos e os ocupem adequadamente”, destaca.

História

Além dos aspectos naturais, o Parque Estadual do Rio Preto tem vestígios importantes da história mineira. O Parque Estadual do Rio Preto foi o primeiro a receber o marco de referência da Estrada Real, que vai de Parati (RJ) até Diamantina. A história da unidade de conservação está ligada às lendas e mitos dessa antiga área de mineração. Na área, segundo relatos, se escondiam escravos fugidos que conheciam bem suas matas e serras.


Para comemorar o aniversário do Parque, no dia 10 de junho, uma série de atividades acontecerá na Praça XV de Agosto, em São Gonçalo do Rio Preto. A partir das 7 horas, as pessoas poderão participar de roteiros de caminhada, corrida e ciclismo.

O Parque Estadual do Rio Preto está localizado a 70 quilômetros de Diamantina. Partindo de Belo Horizonte, deve-se seguir a BR 040 no sentido Brasília e acessar a BR 259 até Curvelo. Daí, seguir pela BR 367, sentido Diamantina. Após a cidade de Couto Magalhães, entrar na MG 214 até São Gonçalo do Rio Preto. De São Gonçalo até a portaria do Parque são 14 Km de estrada de terra batida e bem sinalizada.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades