Corredores Ecológicos permitem conexão de fragmentos florestais do Estado

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) está somando esforços para a implantação de corredores ecológicos no Estado de Minas Gerais. O objetivo do Projeto “Corredor Ecológico” é promover a conexão de áreas de fragmentos florestais, promovendo o fluxo de fauna e flora.

Atualmente, existe um corredor ecológico reconhecido, o de Sossego-Caratinga, inserido na área de abrangência da região Rio Doce e Zona da Mata Mineira e que interliga as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Mata do Sossego, sob gestão da Organização Não Governamental (ONG) Fundação Biodiversitas, e Feliciano Miguel Abdala, sob gestão da Preserve Muriqui.

Crédito: Evandro Rodney
interna
Fragmentos florestais circundados por agricultura

O Corredor Ecológico Sossego-Caratinga foi reconhecido pelo Decreto Estadual nº 397 em 01 de agosto de 2014 e abrange uma área de 66.424,56 hectares inserida no bioma Mata Atlântica em sete municípios mineiros: Manhuaçu, Simonésia, Caratinga, Santa Rita de Minas, Ipanema, Santa Bárbara do Leste e Piedade de Caratinga.

A diretora de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Fernanda Teixeira Silva, explica que os corredores interligam áreas de vegetação nativa interrompidas por barreiras antrópicas ou naturais. “A fragmentação de habitats é uma das mais importantes e difundidas consequências da atual dinâmica do uso da terra pelo homem”, observa. “Os fragmentos florestais estão associados à expansão de atividades como, por exemplo, à agropecuária, exploração florestal, mineração, urbanização, construção de barragens e de estradas”, completa.

Fernanda Teixeira afirma que o objetivo do projeto é conservar os remanescentes de vegetação nativa a partir de ferramentas que possibilitem a gestão territorial com enfoque na dinâmica da paisagem. “A conectividade entre os fragmentos de vegetação nativa, por meio do planejamento responsável do uso da terra, facilita o fluxo de indivíduos e genes, o que é fundamental para a conservação da biodiversidade”, destaca.

A criação de corredores ecológicos é uma importante estratégia de gestão territorial para minimizar os impactos provenientes da fauna e da flora decorrentes do seu isolamento nos fragmentos. No âmbito federal, existem dois corredores ecológicos reconhecidos formalmente: o Capivara-Confusões, no Piauí, e o Corredor Ecológico da Caatinga, em Pernambuco, Bahia, Sergipe, Piauí e Alagoas.

Clique aqui para conhecer o projeto “Corredor Ecológico - Unindo florestas e articulando forças”.

Emerson Gomes