Minas se prepara para etapa de análise de cadastros de imóveis rurais

Técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) participaram, de 15 a 19 de maio, de uma capacitação no módulo de análise do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). A atividade foi coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e realizada na cidade de Lavras, no Sul do Estado.

No treinamento, foram detalhadas as etapas que compõem a análise dos cadastros inscritos na primeira etapa do Cadastro Ambiental Rural (CAR). “A partir desse encontro, Minas montará seu planejamento estratégico para realizar a análise dos mais de 600 mil imóveis já inscritos em sua base de dados”, explica o gerente de Gestão de Reserva Legal do IEF, Gustavo Luiz Godoi de Faria Fernandes.

Crédito: Acervo IEF
Treinamento SFB3
Legenda: Servidores do IEF participaram de treinamento coordenado pelo SFB

“Minas Gerais possui um grande número de imóveis inscritos e por isso será necessária a elaboração de um plano de ação com as diretrizes que o IEF adotará para análise dos cadastros”, afirma Fernandes. Também serão definidos os procedimentos para elaborar os Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (Pradas) e dos Termos de Compromisso que compõem o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

2ª etapa

O estado de Minas Gerais já alcançou a marca de 611.227 imóveis rurais cadastrados (dados de maio de 2017) com a inserção das informações ambientais por meio de um dos instrumentos dessa política, que é o CAR. Essa marca supera o número de empreendimentos agropecuários levantados pelo Censo Agropecuário de 2006, que é de 551.621, e que possivelmente aumentará ainda mais em virtude do prazo estendido de inscrição, que é de 31 de dezembro de 2017.

O Governo do Estado alcançou esse número por meio de esforços conjuntos com sindicatos, organizações não governamentais e entidades ambientais e suas unidades regionalizadas, que permitiram a expansão da adesão ao cadastro junto aos proprietários e posseiros no estado.

Desde a fase de implementação do CAR no estado, o IEF realizou cerca de 80 treinamentos para capacitação técnica de multiplicadores da ferramenta do CAR, com cerca de dois mil multiplicadores. Somente em suas unidades regionais, o Instituto realizou cerca de 15 mil cadastros.

Mais informações sobre o CAR estão disponíveis na internet, no site do IEF, no endereço http://www.meioambiente.mg.gov.br/cadastro-ambiental-rural

Emerson Gomes