Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Conselheiros tomam posse com missão de assegurar conservação do PE Lapa Grande

PDFImprimirE-mail

Os 20 integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Lapa Grande tomaram posse nesta terça-feira (25/04), em Montes Claros, para o biênio 2017-2019. O colegiado tem a missão de discutir as questões relacionadas à unidade de conservação, uma das principais reservas ambientais do norte de Minas Gerais.


O Conselho é formado por instituições públicas e da sociedade civil que se relacionam com o cotidiano do Parque. É um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais da unidade de conservação, bem como de sua integração com a sociedade.


Na solenidade de posse, o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Sarmento, anunciou a liberação de recursos do Bolsa Verde para os beneficiários na região Norte do Estado. Essa semana, o IEF já havia informado que está programado, para o primeiro semestre deste ano, a liberação de R$ 19,8 mi referentes a recursos que foram empenhados (reservados no orçamento) de 2015 e que se destinavam a áreas visitadas por servidores do IEF e nas quais foi constatada a manutenção da área conservada. Serão beneficiados os inscritos nos editais 2010 e 2011 do Programa Bolsa Verde.


O Bolsa Verde é um programa criado em 2008 para a concessão de incentivos financeiros aos proprietários e posseiros rurais visando à identificação, recuperação, preservação e recuperação de áreas necessárias à proteção das formações ciliares e à recarga de aquíferos, bem como de áreas necessárias à proteção da biodiversidade e de ecossistemas especialmente sensíveis. Desde sua implementação foram abertos dois períodos para inscrição no Programa, em 2010 e 2011, propiciando a aprovação e manutenção de 2.726 beneficiários, responsáveis pela conservação de 88.271,76 mil hectares em áreas dos Biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

Fazenda Quebradas
Sarmento também informou sobre o início de estudos para a restauração da sede da Fazenda Quebradas, construção histórica no interior do Parque que conta, inclusive, com a assinatura do ex-presidente Juscelino Kubitshek em uma das suas salas. “É mais um dos tesouros que Lapa Grande e que outras unidades de conservação estaduais guardam e que precisam ser preservados e entregues à população”, afirmou.


O Parque Estadual Lapa Grande foi criado em 2004 e em seus sete mil hectares protege e conserva o complexo de grutas e abrigos da Lapa Grande. A região abriga os principais mananciais de fornecimento de água para a comunidade de Montes Claros e dos municípios vizinhos.


Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades